ECA sedia o VII Encontro Obitel Brasil de Pesquisadores de Ficção Televisiva

05/11/2019 09:00
06/11/2019 13:00

Evento na ECA reúne pesquisadores de diversas instituições do país e profissionais do mercado televisivo

 

Discutir a produção ficcional brasileira em suas mais diversas esferas e a partir de diferentes perspectivas não parece ser uma tarefa simples, mas é o principal objetivo dos encontros do Obitel Brasil. Realizado bienalmente, o Encontro Obitel Brasil dos Pesquisadores de Ficção Televisiva se propõe a investigar a produção ficcional para tv com base em aparatos teóricos e não-teóricos e em projetos desenvolvidos por pesquisadores seniores e seus doutorandos, mestrandos e alunos de iniciação científica. 

Este ano, em sua sétima edição, o encontro reunirá dez grupos de pesquisa, de seis estados brasileiros. Os pesquisadores apresentarão os resultados de seus trabalhos e haverá o lançamento do livro "A construção de mundos na ficção televisiva brasileira", organizado pela profª. Maria Immacolata Vassallo de Lopes. 

Outro destaque do encontro é a conferência Interdiscurso nas Produções Televisivas, com a professora Mayra Rodrigues Gomes, do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA (CJE).

Por meio da parceria entre Obitel e Globo Universidade, o evento contará também com um seminário com a participação de Thelma Guedes e Duca Rachid, autoras da telenovela Órfãos da Terra, e de Beatriz Azeredo, Diretora de Responsabilidade Social da TV Globo. 

O VII Encontro Obitel Brasil ocorrerá no Auditório Paulo Emílio, na ECA, nos dias 5 e 6 de novembro, das 9h às 18h15 e das 9h às 13h, respectivamente. O evento é gratuito e conta com uma inscrição online que pode ser feita clicando aqui.

Confira abaixo a programação completa.

Foto: Fábio Rocha / Site: Rede Globo

 

Programação

 

5 de novembro

9h - café da manhã e credenciamento

9h30 às 10h - Mesa de abertura e lançamento do livro A construção de mundos na ficção televisiva brasileira

10h às 11h30 - Mesa Mundos dos produtores e espectadores/ mundos dos autores e leitores, com trabalhos de pesquisadores da USP, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

11h30 às 12h15 - Debate

12h15 às 14h - Almoço

14h às 15h30 - Mesa Mundos em refúgio, a reconstrução do imaginário através da teledramaturgia. Case 'Órfãos da Terra', com Thelma Guedes, Duca Rachid e Beatriz Azeredo, da TV Globo

15h30 às 16h - Debate

16h às 16h15 - Coffee Break

16h15 às 17h45 - Mesa Mundos narrativos da nação, com trabalhos de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

17h45 às 18h15 - Debate 

 

6 de novembro

9h - café da manhã

9h30 às 10h30 - Conferência Interdiscurso nas Produções Televisivas

10h30 às 12h30 - Mesa Mundos da recepção/ mundos dos fãs / Expansões dos mundos da ficção/ mundos transmídia, com trabalhos de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

12h30 às 13h - Debate e encerramento do evento

 

Serviço:
VII Encontro Obitel Brasil
Data: 5 e 6 de novembro
Horário: 09 às 18h15/13h
Local: Auditório Paulo Emílio, 2º andar - Prédio Central (Prédio 1)