PPGCOM realiza ciclo internacional de debates sobre Infância, Adolescência e Educomunicação

22/10/2020 14:00
05/11/2020 16:00

Evento propõe diálogos sobre educação infantojuvenil e a cultura midiática e informacional

 

Pensar a educação no contexto da cultura midiática e informacional tem sido cada vez mais necessário. Em tempos de pandemia, os impactos no sistema de ensino requerem novas perspectivas, e os pesquisadores da ECA têm contribuído para impulsionar tais adaptações por meio de iniciativas como a formação de professores.

 

É nessa conjuntura que se insere o Ciclo Internacional de Debates Infância, Adolescência e Educomunicação no Mundo Digital, que propõe uma série de reflexões sobre os desafios do ensino básico, fundamental e médio na era da comunicação mediada por tecnologias. O evento faz parte da disciplina Educomunicação e Cultura Infantojuvenil e é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) em parceria com o Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) e com a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom).

 

O ciclo terá três encontros virtuais, trazendo informações, pesquisas e experiências de diferentes países iberoamericanos sobre a questão da criança, do adolescente e da cultura midiática e informacional. Cada mesa será composta por dois convidados, sendo um nacional e um estrangeiro, havendo também um mediador e um observador internacional.

 

Confira a programação:

 

08 de outubro, 14h

Debate Internacional Aberto 1: Infância, Adolescência e Educomunicação no mundo digital

Abertura: Roseli Fígaro, coordenadora do PPGCOM e diretora da Revista Comunicação & Educação)

Convidados: Mônica Bonilla-del-Rio, da Universidade de Huelva (Espanha) e Michele Marques, mestranda pelo PPGCOM e membro da ABPEducom e do NCE (Brasil)

Mediador: Claudemir Viana, professor do PPGCOM e membro do NCE e da ABPEducom (Brasil)

Observador internacional: Luis Alvarez Rodas, Secretario Técnico de Comunicación y Cultura de la Universidad Politécnica Salesiana (Equador).

 

22 de outubro, 14h

Debate Internacional Aberto 2: Infância, Adolescência e Educomunicação no mundo do cinema

Convidados: Luis Alvarez Rodas, Secretario Tecnico de Comunicación y Cultura da Universidad

Politécnica Salesiana-Cuenca (Equador) e Universidad de Huelva, (Espanha); Cláudia Mogadouro, do NCE, da ABPEducom e do Grupo Cinema Paradiso (Brasil)

Mediador: Ismar Soares, professor do PPGCOM e do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) e membro do NCE e da ABPEducom (Brasil)

Observadora internacional: Mônica Bonilla-del-Rio (Espanha)

 

Banner Ciclo Infância, Adolescência e Educomunicação

 

5 de novembro, 14h

Debate Internacional Aberto 3: Infância, Adolescência e Educomunicação no mundo do rádio

Convidados: Fernando Carias Pérez, da Universidad de Huelva (Espanha) e Marciel Consani., professor do PPGCOM e do CCA e membro do NCE (Brasil)

Mediadora: Cristina Mungioli, professora do PPGCOM e do CCA (Brasil)

Observadores: Ismar Soares e Claudemir Viana (Brasil)

 

O evento será exibido no canal da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) no Youtube.

 

Serviço:

Ciclo Internacional de Debates Infância, Adolescência e Educomunicação no Mundo Digital

Data: 8 e 22 de outubro e 5 de novembro 

Horário: 14h

Via canal do ABPEducom no Youtube