Espaço das Artes recebe a exposição "Sons de Silício"

01/04/2019 18:00
29/04/2019 20:00

Integrando música, artes visuais e ciências da computação, a exposição Sons de Silício, que reúne mais de 30 participantes e conta com performances e programação paralela de oficinas, tem abertura no EdA – Espaço das Artes, dia 1º de abril, às 18h.

Sob a curadoria do Grupo de Práticas Interativas – GPI NuSom, composto por Julián Jaramillo Arango, Paulo Assis, Fábio Martineli, Esteban Viveros, Vitor Kisil e Pedro Paulo Kohler, Sons de Silício é pensada como uma ocupação que, de várias maneiras, explora o som nas salas do espaço expositivo do EdA, propondo o conceito de luteria experimental.

Essa expressão integra práticas entre música, artes visuais e ciências da computação, como um conceito catalizador de novos modos de experimentação sonora com a tecnologia. Durante o mês de abril o Espaço das Artes será o lugar para o encontro e a reflexão sobre o som de uma perspectiva aumentada e enriquecida com conceitos de outros campos do conhecimento, fazendo com que o instrumento musical se torne máquina, dispositivo, arranjo, escultura, sistema interativo, estrutura ressoante, meio para explorar a informação, extensão do corpo, circuito, escultura, canal e experimento.

O conjunto da exposição e sua programação paralela de encontros e oficinas compõem a décima quinta edição da série ¿Música?, organizada, desde 2005, pelo NuSom – Núcleo de Sonologia do Departamento de Música (CMU), apresentando regularmente produções sonoras e musicais que tomam como ponto de discussão e reflexão o experimentalismo, o uso crítico de tecnologias de produção sonora, a integração entre elementos visuais, gestuais e sonoros, o emprego de técnicas de improvisação e a exploração dos espaços de performance.

A exposição e as performances acontecem no EdA – Espaço das Artes; e as oficinas, na sala do NuSom – Núcleo de Sonologia, no CMU. 

A programação completa de Sons de Silício está disponível aqui.

Serviço:
Exposição Sons do Silício
Abertura: 1 de abril, às 18h
Visitação até 26 de abril, de segunda a sexta-feira, 10h às 20h­­­
Local: EdA - Espaço das Artes da ECA-USP (Rua da Praça do Relógio, 160, Cidade Universitária, São Paulo)
Classificação etária livre