Festival Comunicantus tem programação variada e marca aposentadoria do regente titular

27/11/2019 13:00
29/11/2019 21:00

O canto coral é uma das muitas habilidades desenvolvidas no Departamento de Música (CMU). O Coro de Câmara Comunicantus realiza nos dias 27 e 29 de novembro o seu festival, que contempla os grupos Madrigal Comunicantus, Coral da 3ª idade da USP, Coral Escola Comunicantus e Coralusp Sestina. 

Nesse ano, o festival marca uma comemoração importante: a aposentadoria do professor Marco Antonio da Silva Ramos como regente titular e diretor artístico do Coral da ECA. Agora, o docente ingressa no programa Professor Sênior, no qual continuará atuando em projetos artísticos, orientações de pesquisa e também na promoção de eventos de Cultura e Extensão. 

Durante 38 anos, o professor Marco Antonio foi regente titular do Coro de Câmara Comunicantus. A apresentação de comemoração acontecerá no dia 27, na Catedral Evangélica de São Paulo, às 20h. O concerto integra a programação do Natal Solidário da Catedral. O repertório conta com música sacra de diversos períodos e estilos. Um dos destaques é a execução de trechoss da Petite Messe Solennelle, de Gioachino Rossini, que será apresentada por diversos alunos solistas que integram o Coral. Os coralistas também se alternam na regência e nos instrumentos órgão e piano.

No mesmo dia 27, mais cedo, haverá um flashmob promovido pelos alunos, para marcar o início do festival. Além disso, a programação também conta com um concerto de encerramento, que congrega os quatro grupos envolvidos no festival. A apresentação final ocorre no dia 29, no Espaço das Artes, às 19h30. 

O Coral da ECA, sob a regência do professor Marco Antonio, foi responsável pela apresentação de inúmeros novos cantores solistas e regentes corais, além de propiciar a prática instrumental, especialmente para pianistas e organistas. A prática possibilitada pelo Coro de Câmara Comunicantus é um aspecto importante na formação dos alunos de todas as habilitações na área de Música.

Coro de Câmara Comunicantus. À frente, o regente e professor Marco Antonio da Silva Ramos. Foto: Susana Sato

Serviço:
Flashmob coral: Coral da ECA-USP 
Data: 27 de novembro
Horário: 13h
Local: Saguão do Prédio Central

Concerto de Abertura do Festival Comunicantus
Data: 27 de novembro
Horário: 20h
Local: Catedral Evangélica de São Paulo (Rua Nestor Pestana, 152 - Consolação)

Concerto de Encerramento do Festival Comunicantus
Data: 29 de novembro
Horário: 19h30
Local: Espaço das Artes (Rua da Praça do Relógio, 160 - Cidade Universitária)