II Prêmio Amigo do Livro presta homenagem a defensores dos livros no Brasil

19/11/2019 18:00
19/11/2019 22:00

Premiação é oferecida pelo Núcleo de Estudos do Livro e da Edição (Nele), que conta com professores do CJE entre seus coordenadores

 

“Destina-se a pessoas raras que permitiram aos livros entrar em suas vidas, construindo por meio deles seus sonhos, seus trabalhos e seus laços de amizades”. Essa é a descrição do Prêmio Amigo do Livro, iniciativa do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição (Nele), que reúne pesquisadores de várias unidades da USP e de outras instituições. Em sua segunda edição, a premiação deste ano homenageia quatro pessoas que contribuíram, de maneiras diferentes, para o desenvolvimento do livro e da editoração no Brasil. 

Os homenageados são Antônio Briquet de Lemos, principal editor na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação; Geraldo Moreira Prado, idealizador da maior biblioteca rural do mundo; Gustavo Piqueira, designer gráfico e editor que quebrou paradigmas com seus projetos editoriais diferenciados; e Ubiratan Machado, escritor e colecionador de primeira linha. 

Além da premiação, haverá também o lançamento do número 7/8 da Revista Livro, pertencente ao Nele, e coordenada pelos professores Plínio Martins Filho e Marisa Midori Deaecto, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE). A publicação, editada pela Ateliê Editorial, é dedicada aos que têm “a palavra impressa como seu objeto principal” de estudos. 

Serviço:
II Prêmio Amigo do Livro
Data: 19 de novembro
Horário: 18h às 22h
Local: Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915 - Vila Madalena)