Lançamento do livro "Para Fazer Chorar as Pedras", de Evandro Higa

25/11/2019 14:00
25/11/2019 17:00

O Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) promove no dia 25 de novembro, às 14h, o lançamento do livro Para Fazer Chorar as Pedras, de Evandro Higa. O lançamento acontece durante aula da disciplina Música Caipira e Enraizamento, do professor Ivan Vilela, docente do programa e do Departamento de Música (CMU), e ministrada em colaboração de Alberto Ikeda, professor aposentado do Instituto de Artes da UNESP.

O livro aborda a investigação etnomusicológica de dois gêneros musicais do Mato Grosso do Sul: guarânias e rasqueados, durante as décadas de 1940 e 1950, bem como o cenário da música popular no Brasil. A obra é resultado direto da tese de doutorado do autor, Para fazer chorar as pedras: o gênero musical guarânia no Brasil, décadas de 1940/50, defendida junto ao Programa de Pós-graduação em Música da UNESP em 2013 sob a orientação de Ikeda. 

Para o orientador, “esse trabalho é da maior importância, porque ajuda a suprir uma carência da academia. O autor pega algo local e mostra a atuação disso sobre as produções musicais do resto do país”. Ainda segundo o docente, os estudos sobre a cultura de música popular no Brasil ainda estão concentrados no litoral e nas influências africanas, mas também é importante conhecer as referências que vêm do interior.

Para Fazer Chorar as Pedras é o segundo livro de Higa sobre o tema. Antes disso, o autor lançou Polca Paraguaia, Guarânia e Chamamé – Estudos sobre Três Gêneros Musicais em Campo Grande-MS, que foi escrito originalmente como dissertação de mestrado, defendida em 2005 na ECA.

Clique aqui e leia na íntegra a reportagem publicada no Jornal da USP sobre o lançamento do livro.

 

Serviço:
Lançamento do livro: Para Fazer Chorar as Pedras
Autor: Evandro Higa
Data: 25 de novembro
Horário: 14h às 17h
Local: Sala 203, 2º andar - Prédio Central (Prédio 1)

Com informações do Jornal da USP