Mídia, economia e política nas eleições brasileiras

03/10/2014 14:00

No dia 3 de outubro, às 14h, a Casa de Cultura Japonesa da USP sedia o evento "Além do Digital II - Desconstruindo as Eleições Brasileiras: Mídia, Economia e Política", que integra o Seminário DIVERSITAS FFLCH - Cidade do Conhecimento/Iconomia - ECA. 

Sob coordenação do professor Gilson Schwartz, Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR)  e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar “Diversitas” na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, o evento tem ainda o apoio da FAPESP -British Council e do jornal Folha de S. Paulo. 

Com o objetivo de promover a reflexão acerca das influências e efeitos da mídia (em especial a digital) nas visões ecônomicas e políticas, e também refletir sobre o papel da comunicação e da liberdade de expressão na democracia, o seminário busca discorrer sobre algumas questões, tais como:

As relações que se estabelecem entre partidos e demais atores econômicos e políticos com a mídia contribuem para o aperfeiçoamento da democracia e uma gradual melhoria da nossa organização econômica (macro, micro e institucional/regulatória)? 

As mídias digitais vão acabar com os partidos e demais formas tradicionais de representação? Isso é visível nos movimentos sociais de junho/2013? É uma tendência?

 

Dentre alguns dos tópicos relevantes para o seminário estão:

- Representações da democracia, da economia/mercado e do marketing político.

- Como a iconografia digital/netnografia criam novos “ícones do Brasil” na retórica eleitoral e nas estratégias de campanha.

- Desconstrução de candidatos X descontrução da(s) mídia(s): a literacia midiática tornou-se nova condição necessária de cidadania, empoderamento democrático e emancipação política?

- Cyberbulling, “hacktaques” políticos e anonimato “hactivista”/”ninja”: desafios para a democracia, a cibersegurança, a privacidade e a supervisão Estatal.

 

Chamada à Participação

Pesquisadores com trabalhos de Iniciação ou Pré-Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado cujos projetos enfoquem os Tópicos acima são convidados a apresentar projetos ou resultados de pesquisa durante o seminário e na plataforma digital do projeto "Beyond the Digital" (Brasil-UK).
E-mail de contato para inscrição de projetos: schwartz@usp.br

 

Serviço

Data: 3 de outubro
Hora: 14h
Local: Casa de Cultura Japonesa - Av. Prof. Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária