Mostra no CINUSP aborda a vida após aposentadoria

22/07/2019 00:00
11/08/2019 22:00

O CINUSP Paulo Emílio exibirá a mostra Divina Previdência entre os dias 22 de julho e 11 de agosto. As sessões são gratuitas e, aos finais de semana, elas ocorrem no Centro Universitário Maria Antônia. 

A mostra traz filmes que exploram as dificuldades que idosos passam quando sua sobrevivência é ameaçada, além de questionar a falta de amparo financeiro e os rumos da previdência no país, em um momento em que este assunto vem causando muita polêmica.

No filme alemão A última gargalhada, o fim da estabilidade financeira e social são mostrados pela perda de emprego de um velho porteiro. Sua exclusão social vem por se tornar faxineiro e perder seu símbolo de prestígio dentro da comunidade. Já o filme A morte do senhor Lazarescu, do movimento A nova onda Romena, narra a trajetória de um protagonista que não é positivo em meio a uma Romênia moldada pela introdução tardia no capitalismo, mas que também não merece a desumanização e maus tratos que recebe apenas por ser um velho rabugento. 

Entre outros filmes da mostra temos o cult Grey Gardens, documentário dos anos 70 que chocou por expor a realidade de decadentes senhoras de alta classe da família Kennedy; as medidas extremas tomadas pelo trio de idosos em Despedida em grande estilo; Feios, sujos e malvados, comédia deturpada do diretor italiano Ettore Scola; o retrato da queda da família de classe média após a Grande Depressão de 1929 em A cruz dos anos; o recente e premiado Nebraska, sobre um homem teimoso que acha que ficou rico; e o divertido A senhora da van, estrelado por Maggie Smith.

Confira aqui a programação completa da mostra.