Nádia Braga fala sobre o cabelo da mulher negra

07/05/2016 14:00

Nádia Braga, pesquisadora e  especialista em Mídia, Informação e Cultura pelo Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC), da Universidade de São Paulo (USP), é a entrevistada desta semana, no programa Diversidade em Ciência, na Rádio USP.

Durante a entrevista Nádia Braga fala sobre as construções subjetivas e simbólicas do cabelo da mulher negra. A análise é resultado da pesquisa desenvolvida por ela na especialização do CELACC-USP, que teve como título/tema “Do black power ao cabelo crespo: a construção da identidade negra através do cabelo”.

Nádia Braga faz uma longa incursão das representações simbólicas do cabelo, seja como narrativas mitológicas na antiguidade envolvendo os mitos Medusa, Iemanjá, as lendas das sereias e os contos infantis, como Rapunzel e outros até à contemporaneidade em que o cabelo da mulher negra é tido por ela como gesto político e de empoderamento.

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as Ciências da Diversidade e os Direitos Humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentação aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do professor Ricardo Alexino Ferreira, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA)  e operação de áudio de João Carlos Megale.

O Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM   pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP

Foto: João Carlos Megale

Serviço

Data:  7 de maio
Horário: 14h
Local:  Rádio USP 93,7