Participe da conversa com François Delalande promovida pela NuSom

10/06/2019 14:00

No próximo dia 10 de junho, às 14h, o Departamento de Música da USP receberá para uma conversa o compositor e pesquisador François Delalande, no evento  A Estética da Sonoridade e as pesquisas do GRM – “Groupe de Recherches Musicales”, organizado por Maria Teresa Alencar de Brito, do NuSom.

François Delalande é, desde 1970, um dos nomes mais importantes do Grupo de Pesquisa Musical (INA-GRM Paris), do qual é diretor do Programa Ciência da Música. Entre suas atividades e interesses intelectuais, devemos destacar: a análise da música eletroacústica e suas extensões teóricas: teoria musical em geral; semiótica musical; análise auditiva e nascimento e desenvolvimento do comportamento musical infantil, pedagogia musical, surgimento da musicalidade; suas implicações antropológicas. No encontro, Delalande abordará aspectos relativos às pesquisas relacionadas à Estética da Sonoridade, desenvolvidas no GRM, entre outras pesquisas. Estas são algumas de suas publicações: L'enfant du Sonore au Musical (com B. Céleste e E. Dumaurier). Paris, Buchet-Chastel, 1982; La Musique est un jeu d'enfant. Paris, Buchet-Chastel, 1984; Le condotte musicali (translated and presented by Luca Marconi and Giovanna Guardabasso). Bolonia, A la Clueb, 1993.

O NuSom, que organiza a palestra, é um grupo de pesquisa que se dedica aos estudos do som, à reflexão crítica sobre a música e as artes sonoras e à pesquisa no campo das técnicas e tecnologias musicais.

 

 

 

SERVIÇO

A Estética da Sonoridade e as pesquisas do GRM – “Groupe de Recherches Musicales”

Data: 10 de junho

Horário: 14h

Local: sala 12, Departamento de Música da USP (CMU) - Prédio 6.