Livro organizado pelo OBCOM ganha lançamento no SESC

15/05/2018 19:30
15/05/2018 22:00

No dia 15 de maio, terça-feira, às 19h30, o Centro de Pesquisa e Formação do SESC recebe o lançamento do livro Leituras e releituras – sete peças vetadas pela censura lidas e analisadas na atualidade, organizado por Maria Cristina Castilho Costa, docente do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) e coordenadora do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM). O evento contará com a apresentação da obra, seguido de debate e leitura dramática do texto Liberdade, Liberdade, de Millôr Fernandes e Flávio Rangel.  

A publicação apresenta textos que abordam a dramaturgia por Abdias do Nascimento, Alberto D'Aversa, Augusto Boal, Gianfrancesco Guarnieri, Helena Silveira, Plínio Marcos e Renata Pallottini. Todos os trabalhos foram lidos no Centro de Pesquisa e Formação do SESC no âmbito do projeto Censura em cena que resultou em um estudo sobre os principais argumentos para o veto a obras de arte. 


Organizado pela professora Cristina Costa, do CCA, Leituras e Releituras, aborda sete peças sob o viés de temas frequentes da censura como a amoralidade, racismo e a subversão. Foto: Divulgação/OBCOM

O projeto Censura em cena, realizado pelo OBCOM, visa promover e dar continuidade, por meio da leitura dramática de peças censuradas pelo Serviço de Censura do Departamento de Diversões Públicas do Estado de São Paulo, a quinze anos de pesquisas sobre a liberdade de expressão e censura desenvolvidas junto ao arquivo Miroel Silveira  um conjunto de 6.137 arquivos processos de censura prévia ao teatro entre os anos de 1930 a 1970 no estado de São Paulo. As leituras dramáticas, que eram seguidas de debates sobre as motivações da censura e a interpretação desses textos, resultaram no livro organizado pelo OBCOM.

As inscrições podem ser realizadas pela internet até um dia antes da atividade. No dia do evento, se ainda houver vagas, é possível se inscrever pessoalmente na unidade SESC do evento. 

Serviço:

Lançamento do livro Leitura e Releituras
Data: 15 de maio
Horário: 19h30 às 21h30
Local: Centro de Pesquisa e Formação SESC São Paulo (Rua Dr. Plínio Barreto, 285, 4º andar, Bela Vista, São Paulo)