Série de lives explora universo dos instrumentos de corda

01/10/2020 19:00
01/10/2020 21:00

Iniciativa de músicos e pesquisadores traz entrevistas com artistas e luthiers de Brasil e Portugal

 

Nesta quinta, 1º de outubro, acontece a primeira live da série No Sotaque das Cordas, que apresenta por meio de entrevistas com artistas, luthiers e outros mestres a diversidade de linguagens e trajetórias artísticas na música produzida com instrumentos de cordas em Brasil e Portugal. A transmissão de estreia conta com a presença dos violonistas e compositores Chico Saraiva e Roberto Mendes.

Saraiva é autor de Violão-Canção: diálogos entre o violão solo e a canção popular no Brasil, livro que traz entrevistas com nomes como Paulo César Pinheiro, Guinga e João Bosco. A publicação é resultado da dissertação de mestrado de Saraiva, orientada pelo professor Gil Jardim, do Departamento de Música (CMU), que originou também um vídeo-site e o documentário Violão-canção: uma alma brasileira. O músico também é membro fundador do grupo A Barca

Natural de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, Roberto Mendes é reconhecido pelo trabalho de pesquisa e criação artística com gêneros como chula, samba de roda e ijexá, que resultaram em onze álbuns e diversos livros. Também cantor e professor, Mendes já teve composições gravadas por Maria Betânia e já participou do carnaval da Bahia puxando blocos dedicados aos ritmos tradicionais do recôncavo. 

No Sotaque das Cordas é apresentado pela pesquisadora Nina Graeff, responsável pela concepção da série junto com Ivan Vilela, professor do CMU. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o projeto AtlaS - Atlântico Sensível da Universidade de Aveiro (INET-MD, Portugal), o Programa de Pós Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba (PPGM-UFPB) e a ECA. 

A live acontece a partir das 19h no canal de Chico Saraiva no Youtube

 

Cartaz No Sotaque das Cordas

 

Serviço: 
No Sotaque das Cordas – Chico Saraiva e Roberto Mendes 
Data: 1º de outubro
Horário: 19h
Via Youtube