Série Internacional de Música USP recebe o pianista italiano Luca Buratto

07/08/2019 12:30
07/08/2019 13:30

A ECA promove no dia 7 de agosto, quarta-feira, às 12h30, mais um concerto da Série Internacional da Música (SIM-USP). O pianista italiano Luca Buratto faz apresentação gratuita e aberta ao público na Sala de Música Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM). O repertório inclui obras de três compositores: Robert Schumann, Ludwig van Beethoven e Maurice Ravel.

Em rápida passagem pelo Brasil, Luca Buratto se apresenta na USP, na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano e no Instituto Italiano de Cultura, todos na capital paulista, e na Sala Watari, em Campinas. A atual temporada do músico inclui ainda solos com as Sinfônicas Giuseppe Verdi (La Scala, de Milão), de Toronto, de Winnipeg, de Edmonton, a Filarmônica de Calgary e recitais em festivais nos Estados Unidos, Suíça, Itália, Singapura e Canadá. 

Buratto é formado pelo Conservatório de Milão, com mestrado no Conservatório de Bolzano, na Itália. Em 2012, conquistou o terceiro lugar no Concurso Internacional Robert Schumann e venceu, em 2015, a Honens International Piano Competition, uma das mais prestigiadas competições de piano do mundo, que acontece a cada três anos, no Canadá.


Pianista italiano Lucas Buratto apresenta composições de Schumann, Beethoven e Ravel na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Foto: Divulgação

A Série Internacional de Música USP (SIM-USP) promove concertos com convidados internacionais de destaque no cenário musical em apresentações solo ou em parceria com artistas brasileiros. Os concertos são mensais e acontecem até o mês de novembro na Sala Villa-Lobos da BBM. O programa traz canções de compositores clássicos e conhecidos do público, por exemplo, Stravinsky, Vivaldi, Bach, Camargo Guarnieri, Schumann, Ravel e Beethoven, entre outros artistas. 

A série é uma iniciativa da Escola de Comunicações e Artes (ECA) em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP e conta com o apoio da Embaixada da França no Brasil, do Istituto Italiano di Cultura, do Consulado da Hungria, da Embaixada da Áustria, do Consulado Geral da Bélgica em São Paulo, do Institut Français e da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano.

A curadoria é do pianista Eduardo Monteiro e da clarinetista Mônica Lucas, ambos professores do Departamento de Música da ECA-USP.

Serviço:
Série Internacional de Música USP – Luca Buratto

Data: 7 de agosto
Horário: 12h30
Próximas datas: 11 de setembro, 9 de outubro e 6 de novembro, sempre às 12h30
Local: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP
Endereço: Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, São Paulo, SP