Seminário " Identidade, educação e ancestralidade"

11/04/2013 10:00

No dia 11 de abril, o Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro da USP (NEINB), coordenado pelo professor Ricardo Alexino, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), realiza o seminário “Identidade, educação e ancestralidade: o canto em roda”. O evento faz parte do ciclo de Seminários Avançados mensais sobre a questão étnico-racial na contemporaneidade a partir de pesquisas acadêmicas desenvolvidas ou em andamento.

Esta edição será ministrada por Marcos Vinicius Puttini, que fará relato dos resultados de sua pesquisa de mestrado sobre a oficina da “Pedagogia do Hip Hop”, inspirada nos trabalhos dos educadores negros norte-americanos Marc Hill, Halifu Osumaré e Jeff Duncan-Andrade. Esses pesquisadores faziam o entrelaçamento entre o Hip Hop, o Break e o Ring Shout e outras manifestações de canto em roda, com o objetivo de desenvolver atividades corpóreas, de letramento e de formação de identidade de jovens entre 13 e 17 anos, em vulnerabilidade social.

A pesquisa resultou em desenvolvimento da coreografia intitulada Navio Negreiro e, também, na produção de textos e de grafites.

O evento é gratuito. Para mais informações entrar em contato pelo telefone (11) 9-9799-6583 ou pelo e-mail alexino@usp.br.

Data: 11 de abril
Horário: 10 horas
Local: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues - Bloco 9 - Sala de Reuniões do CELACC.