Seminário aborda diversos temas com convidados da Lituânia e Alemanha

05/08/2019 08:30
07/08/2019 18:00

Neste ano, a Jornalismo Júnior da ECA realizou uma parceria com a Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura (SP Leituras), uma organização social de cultura voltada para a aproximação da leitura com os mais variados públicos, incluindo pessoas com deficiência. Junto da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e com o apoio de outras instituições, a SP Leituras promove entre os dias 5 e 7 de agosto o 11º Seminário Internacional Biblioteca Viva – Conhecimento, Leitura e Literatura: Novas Trilhas.

O universo em transformação das bibliotecas, as novas influências trazidas da experiência digital, o número crescente de booktubers e podcasts sobre livros e escritores, além da aproximação com os games são alguns dos temas abordados pelo evento, que é gratuito. Contando com a presença de escritores, booktubers, podcasters e diversos especialistas, o seminário visa inspirar, fortalecer e transformar em centros de referência cultural abertos a toda comunidade as mais de 700 bibliotecas de acesso público existentes nos municípios paulistas.  

Entre os palestrantes, destacam-se convidados internacionais: Sven Instinske, da Alemanha, abordará a gamificação e a experiência do compartilhamento digital na Biblioteca Bücherhalle, de Hamburgo. Já Eugenijus Stratilatovas, da Lituânia, vai dividir com o público como usa a tecnologia dos videogames de forma positiva nas bibliotecas de seu país. 

Serão destaque, ainda, as conversas com os escritores Eva Furnari, no dia 5, e Pedro Bandeira, no dia 7, ambos com importante trajetória no mundo da literatura infantojuvenil.

Para discutir a diversidade de mulheres que vêm das letras e da periferia, haverá uma mesa redonda com Andreza Delgado e Gabrielly Oliveira, produtoras da PerifaCon, a primeira Comic Con da favela, e a escritora, freira e militante política Maria Valéria Rezende. 

O seminário também oferecerá quatro cursos de imersão. Dois deles ficarão a cargo dos palestrantes internacionais: “Internet, smartphones, games e making spaces: recursos atuais para interação digital”, com Sven Instinske (Bücherhallen Hamburg, Alemanha) e mediação de Luciano Aparecido Borges Almeida (Senac SP) e “Videogames e ambientes interativos em bibliotecas: como implementá-los?”, com Eugenijus Stratilatovas (Biblioteca Nacional Martynas Mazydas, Lituânia) e mediação de Luiz Ojima Sakuda (FEI, FIA e USP). 

Confira a programação completa do evento. As inscrições podem ser realizadas pelo site até 29 de julho.

Serviço:
11º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias (Seminário Biblioteca Viva)

Data: 5 a 7 de agosto de 2019

Horário: das 8h30 às 18h

Local: Centro de Convenções Rebouças - Rua Doutor Enéas Carvalho de Aguiar, 23 – Cerqueira César – São Paulo, SP (Metrô Clínicas/Oscar Freire)