Liberdade e Interdição: Pontos de Vista

29/04/2016 14:00
29/04/2016 20:00

Oficialmente o fim da censura no Brasil é celebrado com o restabelecimento da democracia no país e a partir da promulgação da Constituição em 1988, que assegura os direitos fundamentais da sociedade brasileira, entre eles o direito à liberdade de expressão.

Um trabalho de pesquisa realizado pelo Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM)  levanta essas questões, entre outras,  durante o Seminário  Liberdade e Interdição: Pontos de Vista. O evento, que ocorre no Auditório Lupe Cotrim,  abre espaço para o debate e a atualização de ideias e informações acerca da liberdade de expressão, evidenciando a crescente importância do tema nos dias de hoje.

O Seminário inicia às 14h com a mesa Liberdade e Imprensa. Às 16h ocorre a segunda mesa, intitulada Liberdade e Expressão. Às 18h haverá as palestras Jornalismo e Democracia: constrangimentos à liberdade de expressão, com a professora Isabel Ferin, da Universidade de Coimbra, e O Direito da Comunicação: Esfera Pública, Liberdade de Expressão e Regulação, com o professor Vitor Blotta, do Departamento de Jornalismo (CJE).

 Após o seminário, às 19h30, haverá o lançamento do livro Liberdade e Interdição: Pontos de Vista, organizado pela professora  Maria Cristina Castilho Costa, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA),  reunindo ensaios de diversos autores que pesquisam a liberdade de expressão e a censura.

O Seminário tem entrada franca, sem necessidade de inscrição prévia, e fornecerá certificado de participação aos ouvintes e debatedores.

 

Serviço:  Seminário Liberdade e Interdição: Pontos de Vista

Data: 29 de abril
Horário: das 14h às 20h
Local: Auditório Lupe Cotrim – 1º andar - Prédio Central