Programação - Grupos de trabalho

Banner com o nome do congresso

GT6 - Comunicação, Arte e Mídias na Educação

 

16 DE OUTUBRO | QUARTA

14h às 15h30 | Sessão 1
Mesa: Educação nas mídias sociais
Coordenadora: Profa. Dra. Cláudia Lago
Local: Prédio Central, Sala 208, 2º andar
Youtube: possibilidades de usos para receptores analfabetos e eruditos - Alice Mitika Koahiyama
Comunicação rural e as possibilidades de aprendizagem em plataformas digitais: utilização do Youtube em curso online de apicultura - Aline de Oliveira Silva e Daniela Cristiane Ota
O corpo na tela: a recepção de adolescentes referente ao conteúdo de estética divulgado no Youtube - Julie Siqueira de Oliveira
Reflexões acerca das redes sociais como ferramentas alternativas de ensino-aprendizagem na educação superior - Gesner Duarte Pádua

 

15h30 às 17h | Sessão 2
Mesa: Experiências e reflexões com professores/as
Coordenadora: Profa. Dra. Cláudia Lago
Local: Prédio Central, Sala 208, 2º andar
A contribuição das múltiplas linguagens comunicacionais para a formação cidadã no ensino superior tecnológico - Gleice de Divitiis
Aceleração social, mídias digitais e tempo da escola: dados preliminares da pesquisa inter-relações comunicação e educação no contexto do ensino básico - Adilson Citelli, Rogério Pelizzari de Andrade e Sandra Pereira Falcão
Rap e funk, pelo smartphone e na escola: traços das referências musicais dos alunos da educação básica - Rogério Pelizzari de Andrade
Mídias digitais em favor da formação continuada de professores: parceria entre universidade e escola pública - Ketiuce Ferreira Silva e Marcia Aparecida Barbosa Vianna

 

19h às 21h | Sessão 3
Mesa: Educação e interfaces com o audiovisual
Coordenadora: Profa. Dra. Cláudia Lago
Local: Prédio Central, Sala 208, 2º andar
Representações ficcionais do ensino de artes na telenovela infantojuvenil “As aventuras de Poliana” - Ana Claudia Fernandes Gomez
Ficção seriada brasileira: transformações e permanências nas séries em novas janelas - Flavia Suzue de Mesquita Ikeda
Sobre os lugares de fala no filme Praça Paris - Paola Diniz Prandini
Reflecom III: linguagem e ideologia - Mateus Pontes Ruivo e Priscila Braga Laudares dos Santos
A influência da telenovela lado a lado no processo sócio- histórico-cultural dos negros no Brasil - Matheus Santos Souza e Vivaldo da Hora Filho
A construção de significados de jovens do estado de São Paulo a partir da recepção da série Game of Thrones: uma breve apresentação do projeto de pesquisa - Lizbeth Kanyat

 

17 DE OUTUBRO | QUINTA

10h15 às 12h15 | Sessão 4
Mesa: Pensando práticas e estratégias educativas
Coordenadora: Profa. Dra. Mônica Rodrigues Nunes
Horário: 10h15 às 12h15
Local: Prédio Central, Sala 208, 2º andar
Arte e transdisciplinaridade: estratégias de ensino e ferramentas teórico-metodológicas - Nathan Tejada de Podestá e Silvia Maria Pires Cabrera Berg
Introduzindo o livro digital no curso de editoração: relato sobre essa experiência interdisciplinar - Maria Laura Martinez
Estágio supervisionado em Educomunicação: da observação à intervenção educomunicativa no ambiente escolar - Maria Cristina Palma Mungioli e Lilian Cristina Ribeiro Romão
Preparar para o mundo do trabalho: educando pela prática da teoria - Daniela Ferreira de Oliveira
Os espaços de aula como facilitadores das práticas pedagógicas no curso de publicidade: proposta de um framework e resultados - Bárbara Doro-Zachi
Interdisciplinaridade como estratégia de ensino na graduação - Ana Caroline Tavares Rayol e Tainah Figueiredo Barata

 

16h às 18h | Sessão 5
Mesa: A hora e a vez dos games
Coordenadora: Profa. Dra. Mônica Rodrigues Nunes
Local: Prédio Central, Sala 208, 2º andar
O emprego de plataformas de gamificação na fixação de conteúdo: o uso do ‘kahoot!’ em sala de aula como mecanismo de revisão - Leonardo Bars Humes, Daniel Dubosselard Zimmermann e Karla de Melo Alves Meira
Jogo 6xy: investigação de abordagens possíveis sobre sexualidade e prevenção na perspectiva da Educomunicação - Denise de Oliveira Teófilo, Gabriel Razo da Cunha, Henrique Inhauser Caldas, Juliane dos Santos Rodrigues Cruz e Yasmin Martos Arrais Kapustin
A experiência do jogo Associage com alunos do ensino médio - Dominique Gogolevsky
Complex game: educomunicar através da arte dos jogos - Adda Caroline Basso da Cruz, Rafaela Treib Taborda, Daniela Osvald Ramos e Richard Romancini
A experiência em jogos na Licenciatura em Educomunicação: descrição e apontamentos reflexivos - Richard Romancini, Denise de Oliveira Teófilo, Henrique Inhauser Caldas e Pedro Maia Veiga

 

19h às 21h | Sessão 6
Mesa: Experiências com as Artes
Coordenadora: Profa. Dra. Mônica Rodrigues Nunes
Local: Prédio Central, Sala 208, 2º andar
Processos de ensino aprendizagem do choro em festivais da escola portátil de música no Brasil - Luciana Fernandes Rosa
Novas arquiteturas pedagógicas para o ensino da música: um campo interdisciplinar de formação - Fernando Tavares, Diósnio Machado Neto e Maria Eliza Mattosinho Bernardes
Escuta musical e narrativas: diferenças nos processos comunicacionais como possibilidades na educação - Nilton F. de Carvalho
Azul pode tudo: o processo criativo de uma obra de arte a partir do conceito de rede de Cecilia Salles - Roberta dos Santos Garcia
Residência artística na escola - Renata Oliveira Caetano, Bruna Tostes de Oliveira, Mariana Monteiro de Pinho
Como atualizar as aulas de artes visuais: um relato com turmas de sétimo ano do ensino fundamental - Luisa Ferreira Gusi

 

18 DE OUTUBRO | SEXTA

9h às 10h30 | Sessão 7
Mesa: Experiências na periferia
Coordenador: Prof. Dr. Marciel Consani
Local: Prédio Central, Sala 208, 2º andar
Oficinas educomunicativas em escolas públicas São-Borjenses - Bruno Allan Costa, Michel Meireles Ribeiro e Merli Leal Silva
Outro olhar sobre a cidade: experiência da análise dos problemas sociais por meio dos estudos da sociologia da comunicação - Katia Zanvettor, Ana Serapião e Paula Miguel
Pontos de vistas: um novo olhar sobre a periferia - Emerson Aparecido de Souza
Relato de uma prática educomunicativa com jovens na periferia de São Paulo - Evelyn Kazan

 

10h30 às 12h | Sessão 8
Mesa: Experiências educomunicativas
Coordenador: Prof. Dr. Marciel Consani
Local: Prédio Central, Sala 208, 2º andar
Relatos de uma soldada no front experiências de uma educomunicadora com a práxis educomunicativa - Andressa Caprecci
O Núcleo de Educomunicação no colégio ECEL, no Paraná: ampliando diálogos e modernizando o sistema de ensino - Tiago Silvio Dedoné e Lúcia Villas Bôas
Blog “qual é a minha profissão?”: um estudo sobre a educomunicação para alunos do terceiro ano do ensino médio - Giovanna Vivian Goulart Palma e Kátia Zanvettor Ferreira
Questões sociais na escola e o jornal mural: o exemplo da Escola Matarazzo - Gabriela Malagutti, Milena Cristina Peres e Kátia Zanvettor Ferreira
O protagonismo de jovens cidadãos-repórteres na investigação de memórias afetivas sobre a cidade de Santos - Andressa Carreira Luzirão Mouta, Ivone Ananias dos Santos Rocha, Caroline Zandomenighe de Avelar e Pedro Henrique Mendes Fernandes

  
14h às 15h30 | Sessão 9
Mesa: Educomunicação e Direitos Humanos 
Coordenador: Prof. Dr. Marciel Consani
Local: Prédio Central, Sala 208, 2º andar
Curso em direitos humanos: EAD no aprimoramento das relações interpessoais em ambiente profissional - Elisa Canjani
A Educomunicação no plano municipal de educação em direitos humanos da cidade de São Paulo - Janaina Soares Gallo
Educomunicação no plano estadual de educação em direitos humanos e a formação do educomunicador - Claudemir Edson Viana, Janaina Soares Gallo e Mauricio da Silva
O projeto alteridade na eca e suas atividades dialógicas e integradoras - Gabriel Razo da Cunha

 

15h30 às 17h | Sessão 10
Mesa: Outras experiências
Coordenador: Prof. Dr. Marciel Consani
Local: Prédio Central, Sala 208, 2º andar
O corpo a corpo com o próprio corpo: a autobiografia como estratégia na criação de videoperformances - Priscila Silva Rosa e Marta Isacsson
Fanzinhos: a Educomunicação na comunidade Santa Cruz pelo fanzine - Isabella Correa, Thais Fernanda de Castro, Yan Bertone, Yasmin Marioto e Kátia Zanvettor Ferreira 
As tecnologias de informação e comunicação (tic) no ensino formal: qual o papel da educomunicação? - Tatiana Garcia Luz de Carvalho
A contribuição da expressão musical na práxis educomunicativa - Vanessa Elias Gomes da Silva
Educomunicação e histórias em quadrinhos no NCE-USP
- Natália Rosa Muniz Sierpinski