Homenagem do Conselho do CTR à professora Maria Dora Gênis Mourão

São Paulo, 04 de dezembro de 2018

 

O Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CTR/ECA/USP) vem, através deste Conselho, prestar homenagem à Professora Doutora Maria Dora Gênis Mourão, docente deste Departamento, pelos seus oitos anos como Presidente da CILECT, findos em novembro último.

CILECT é Centre International de Liaison des Ecoles de Cinéma et deTélévision, ou, em inglês, The International Association of Film and Television Schools, uma organização internacional, fundada em Cannes, França, em 1954 e que congrega quase 190 membros, que são escola de cinema e audiovisual de todo o mundo, estando em mais de sessenta e cinco países, em uma rede de mais de hum milhão e trezentas mil pessoas.

A Escola de Comunicações e Artes da USP é filiada à CILECT desde 1991. Depois de intensa participação em congressos e atividades da entidade, a Professora Maria Dora foi eleita Presidenta da CILECT em 2011; e após a primeira gestão, foi reeleita, tendo ficado oito anos nessa função

Esta homenagem é também um reconhecimento por parte do CTR/ECA/USP à Professora Maria Dora, que, por sua atuação na CILECT, levou a ECA e, especial o CTR, a ser reconhecido no maior circuito acadêmico internacional de escolas de cinema e audiovisual.

Essa internacionalização do Departamento e da Unidade gera benefícios aos cursos de graduação e de pós-graduação, aos discentes e docentes; coloca-nos em contato com um grande número de escolas estrangeiras; possibilita ao CTR o recebimento de professores e estudantes visitantes, realização de cursos e oficinas e o estabelecimento de convênios.

Guiado pela participação da Professora Maria Dora na CILECT, o CTR/ECA/USP também participou de co-produções internacionais de filmes e série de TV e vários outros tipos de produção que envolveram estudantes e professores.

A participação na CILECT possibilita também aos nossos docentes o constante contato com seus pares, mundialmente, ampliando, assim, a discussão do ensino de cinema e audiovisual.

E, por fim e não menos importante, o Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo presta homenagem, na figura de Maria Dora Gênis Mourão, à mulher, latino-americana, pois, foi uma mulher latino-americana que chegou ao comando de uma associação internacional criada por homens europeus; e que, com seu fundamento papel dentro da CILECT fez com que outras vozes pudessem ser ouvidas e respeitadas. A homenagem que a Professora Doutora Maria Dora Gênis Mourão recebeu da associação durante todo o Congresso CILECT 2018, realizado em Mumbai, na Índia, e, em especial, em seu final na passagem da presidência ao novo presidente eleito, sendo aclamada como Membro Honorário, prova o respeito por ela angariado durante todos esses anos.

Parabéns, Dora, por sua atuação e por todos esses anos na presidência da CILECT.

 

Almir Almas

Chefe de Departamento