Programa cria estímulo a monitoria

O Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação (PEEG), da Pró-Reitoria de Graduação, concederá 500 bolsas de estudo; destas, 16 serão para a ECA, no valor de R$300,00. O objetivo é incentivar o interesse dos alunos de graduação pelo ensino, por meio de atividades praticadas em salas de aula sob a supervisão de um professor. Além de atividades como a monitoria, serão incentivadas a iniciação científica e a interação entre aluno e professor e entre estes e o meio externo.

Para concorrer a uma vaga de monitor, o aluno deve se inscrever no projeto da disciplina, cujo conteúdo ele domina por ter cursado a própria disciplina ou equivalente. A monitoria é, necessariamente, desenvolvida com a supervisão de um dos docentes da disciplina.

Primeiro, os professores devem inscrever os seus projetos on line, a partir do sistema JupiterWeb, no período de 16 a 23 de novembro. Do dia 1º ao dia 3 de dezembro, a Comissão de Graduação selecionará os projetos, para equilibrar o número de projetos entre professores, disciplinas e departamentos, segundo critérios que serão criados pela graduação.
 
Depois que os projetos forem divulgados no sistema JupiterWeb, os alunos devem se inscrever, on line, pelo mesmo sistema. Deverão incluir uma carta de motivação com no máximo 500 caracteres, durante o período de 11 a 15 de dezembro.
 
Os alunos serão selecionados pela sua aptidão na disciplina. Serão considerados aptos aqueles que já cursaram a disciplina e obtiveram bom rendimento. Nos dias 20 e 21 de dezembro será divulgado o resultado dos alunos escolhidos. O programa será executado a partir de fevereiro de 2011.
 
A carga horária semanal a ser dispensada pelo estudante é de 6 horas.