Fórum de Graduação: Balanços e Perspectivas

Aconteceu na  quinta-feira, dia 2,  o último encontro do Fórum de Graduação deste ano de 2010. Durante o período da tarde, no Teatro Laboratório da ECA, todos os departamentos puderam expor o que foi feito e discutido, bem como apresentaram direções para a continuidade das reflexões e das ações.

Estiveram presentes os chefes de departamentos, o diretor Mauro Wilton de Souza, a vice-diretora Maria Dora Genis Mourão, professores, funcionários e alunos.

Para o professor Arlindo Ornelas Figueira Neto, presidente da Comissão de Graduação, o Fórum tem muitos pontos importantes. “Trazer novas propostas e reformular os cursos são processos difíceis, mas com persistência conseguiremos trazer isso novamente para a Escola de Comunicações e Artes. É preciso resgatar o espírito empreendedor que a Escola teve em seu início, sem se tornar uma coisa obsoleta”.
 

Abaixo algumas das proposições de cada departamento.
 
Departamento de Artes Cênicas (CAC)
Representante: prof. José Batista dal Farra

 A principal proposta do CAC é a criação de um curso de dança.
 
Departamento de Artes Plásticas (CAP)
Representante: profa. Cristina Rizzi
Faz-se necessário um investimento na formação teórica, por isso há a proposta de se criar um Bacharelado em História, Teoria e Crítica da Arte.

Departamento de Música (CMU)
Representante: prof.  Amílcar Zani Neto

Tem-se a proposta do curso de Sonologia (o som como elemento catalisador). Para o professor Amílcar, “as artes precisam conversar com as comunicações”. E aumentar o número de alunos ingressantes de 35 para 50 graduandos.

Departamento de Biblioteconomia e Documentação (CBD)
Representante: profa. Brasilina Passarelli

A principal proposta do CBD é, num primeiro momento, criar um Bacharelado Nuclear e outro Interdisciplinar. E no futuro, criar os cursos de Museologia e Arquivologia.

Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR)
Rpresentante: prof.  Luis Fernando Angerami

O professor Luis Angerami ressaltou a importância da unificação de Cinema e Rádio & TV em Superior de  Audiovisual. “Favoreceu a colocação dos alunos no mercado de trabalho, pois se modernizou”, disse Angerami. Reorganizar a grade curricular e aprofundar relações com outros departamentos são algumas das metas do departamento.

Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE)
Representante: prof.  José Coelho Sobrinho

Em seu atual contexto, faz-se necessário  uma articulação no departamento para realizar propostas.

Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP)
Representante: Arlindo Ornelas Figueira Neto

O curso de Turismo sofreu uma reestruturação no ano de 2008, então ainda se está avaliando os impactos dessa mudança. Entre Relações Públicas e Publicidade e Propaganda é preciso buscar uma convergência, um alinhamento entre os cursos. Além disso, há para 2011 um Novo Projeto Público Pedagógico, com revisão total da grade curricular.