Área de concentração e linhas de pesquisa


O PPGCOM estrutura-se em uma única área de concentração denominada Ciências da Comunicação e comporta três linhas de pesquisa.

Linha de pesquisa 1
Comunicação, Redes e Linguagens: Objetos Teóricos e Empíricos
 

Ementa:

Estudos de teorias, metodologias e linguagens, implicadas no processo comunicacional. Trata de problematizar e renovar o arcabouço epistemológico, teórico e metodológico do campo da comunicação, tendo em vista os objetos teóricos e empíricos de pesquisa, no contexto digital em seus atravessamentos culturais, estéticos, socioeconômicos, políticos e ecológicos.

Grupos de pesquisa articulados:

Professores doutores credenciados à linha 1:

  • Anderson Vinicius Romanini
  • Cremilda Celeste de Araujo Medina
  • Eugênio Bucci
  • Maria Cristina Palma Mungioli
  • Maria Immacolata Vassallo de Lopes
  • Roseli Fígaro Paulino

​Os professores e os grupos de pesquisa se articulam na linha 1 em torno de temáticas relativas à epistemologia, às teorias, às metodologias da comunicação e da linguagem e na produção de sentidos/semiose da comunicação. O digital atravessa todas essas temáticas e compreende as transformações provocadas no trabalho, na cultura e na organização da sociedade. A articulação entre os grupos de pesquisa e entre os professores se dá em torno dos eixos: linguagens, teorias e cultura, no desenvolvimento de objetos de pesquisa específicos. Os docentes articulam-se e trocam experiências em seminários de pesquisa, nos encontros anuais de pesquisa dos estudantes Conexão-Pós, cujas atividades têm curadoria desenvolvida pelos professores.

 


Linha de Pesquisa 2
Processos Comunicacionais: Tecnologias, Produção e Consumos
 

Ementa:

Estudos de processos de comunicação, tecnologias digitais, linguagens, redes e formatos, no contexto da ecologia das mídias, da cultura e da economia. A abordagem teórica e metodológica trata das relações entre comunicação, tecnologias e consumos. Problematiza essas relações desde o âmbito da produção ao da recepção e circulação de significados e de narrativas no cotidiano de pessoas, instituições e sociedade.

Grupos de pesquisa articulados:

Professores doutores credenciados à linha 2:

  • Elizabeth Nicolau Saad Corrêa
  • Eneus Trindade Barreto Filho
  • Leandro Leonardo Batista
  • Luciano Victor Barros Maluly
  • Maria Clotilde Perez Rodrigues
  • Wagner Souza e Silva

Os professores e os grupos de pesquisa se articulam na linha 2 em torno de temáticas das técnicas e das tecnologias digitais na reflexão sobre a comunicação e suas diferentes linguagens: jornalismo, fotografia, editoração, publicidade, e no processo cognitivo; bem como em torno de temáticas relativas à formação, à cultura e à circulação dos bens culturais e do consumo. Cada professor e grupo de pesquisa desenvolve trabalhos impares, como também se articulam e trocam experiências em seminários de pesquisa, nos encontros anuais de pesquisa dos estudantes Conexão-Pós, ambas as atividades têm curadoria desenvolvida pelos professores.

 


Linha de Pesquisa 3
Comunicação: Interfaces e Institucionalidades
 

Ementa:

Estudos da comunicação em suas interfaces sociais, tecnológicas e institucionais. Trata de apreender a comunicação nos aspectos organizativos e políticos, tendo como instância constitutiva os processos educacionais, econômicos, culturais e ecológicos. A reflexão epistemológica, teórica e metodológica dá-se no âmbito do diálogo entre as diferentes práticas sociais.

Grupos de pesquisa articulados:

Professores doutores credenciados à linha 3:

  • Adilson Odair Citelli
  • Claudia Lago
  • Luiz Alberto Beserra de Farias
  • Margarida Maria Krohling Kunsch
  • Maria Aparecida Ferrari
  • Paulo Roberto Nassar
  • Richard Romancini

Os professores e os grupos de pesquisa se articulam na linha 3 em torno dos temas da comunicação que envolvem organizações e instituições de diferentes perfis (educacionais, políticas, empresariais). Desenvolvem pesquisas sobre a potencialidade da comunicação, em seus aspectos epistemológicos e teóricos, em transformar essas instituições, no contexto da liberdade de expressão, da democracia, da sustentabilidade e da formação humanística. Cada professor e grupo de pesquisa desenvolve trabalhos impares, como também se articulam e trocam experiências em seminários de pesquisa, e nos encontros anuais de pesquisa dos estudantes Conexão-Pós, ambas as atividades têm curadoria desenvolvida pelos professores.


Percurso discente pelo currículo

A estrutura curricular do PPGCOM atende a mestrados e doutorados com a mesma grade de disciplinas ofertadas. É prática histórica do programa que os dois níveis de formação comunguem do mesmo ambiente de aulas, grupos de pesquisa, atividades complementares e demais atribuições formadoras do perfil do futuro mestre/doutor(a).

A especificidade do curso de mestrado e de doutorado está no número de créditos a ser cumprido, nos créditos de atividades complementares, na especificidade do tratamento dado ao objeto de pesquisa e em sua abordagem teórico-metodológica. Requerem-se estágios diferentes de apresentação de projeto de pesquisa, de relatório de qualificação bem como da produção final dissertação para mestrados e tese para doutorados.

O percurso acadêmico relativo a cada nível é competência do orientador/a, dos examinadores do processo de seleção, dos examinadores da qualificação e dos examinadores da defesa. Também, no percurso acadêmico das disciplinas, cabe aos ministrantes a avaliação coerente com o nível (mestrado/doutorado) em que está o aluno/a.