44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo exibe filme de professores da ECA

Com docentes do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão na equipe, longa-metragem #eagoraoque reflete sobre a atual conjuntura política 

 

Como agir politicamente nos dias de hoje? É possível mudar as coisas, as pessoas, a sociedade? Essas são algumas das perguntas que o longa-metragem #eagoraoque (2020), que estreia na 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, procura responder. Dirigido pelos professores Jean-Claude Bernadet e Rubens Rewald, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), o longa contou com som direto e edição de som assinadas por João Godoy, também docente do departamento. 

O filme experimental reflete sobre o atual cenário político do Brasil colocando em cena um elenco pequeno, mas muito diverso: os próprios diretores, o músico e professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) Vladimir Safatle, a atriz Palomaris Mathias e o ator Valmir do Coco, que interpretou a personagem Catita no longa Azougue Nazaré (2018), de Tiago Melo.

Segundo Bernadet, o docente da FFLCH estava “muito travado durante as filmagens”. Foi aí que “resolvemos trazer o Catita, direto de Pernambuco, que causara furor em ‘Azougue Nazaré’, um filme maravilhoso. Pedimos a ele que nos ajudasse a quebrar a contenção, o travamento corporal do intelectual paulistano”. 

Devido à pandemia, a programação da Mostra de Cinema deste ano será exibida em sessões on-line. Para assistir a #eagoraoque, basta acessar a página do filme no site da Mostra, fazer o cadastro e pagar o ingresso, no valor de 6 reais. O filme ficará disponível para o público a partir das 20h de 22 de outubro, mas há um limite de 2000 visualizações. 

Veja o trailer e acompanhe mais novidades no perfil do longa no Instagram

 

Professor Vladimir Safatle em cena do filme EagoraoqueVladimir Safatle, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e músico, em cena de #eagoraoque. Imagem: site da 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.