Programas de iniciação científica recebem inscrições até o dia 20


Foto: Cecília Bastos. Arte: Maria Eduarda Nogueira

Até o dia 20 de maio, às 12h, estarão abertas as inscrições dos editais 2019/2020 para iniciação científica/tecnológica (PIBIC/PIBITI) com bolsa e iniciação científica para o ensino médio (PIBIC-EM). 

A iniciação científica (IC) é uma ótima iniciativa para aqueles que desejam seguir a carreira acadêmica ou, simplesmente, se aprofundar em algum tema de interesse. Nem sempre os projetos devem seguir o formato tradicional dos métodos de pesquisa. Alunos da ECA são conhecidos por inovar no formato de suas IC’s, como mostra essa reportagem.

O processo para iniciar a pesquisa pode ser burocrático e, por isso, é necessário auxílio do professor orientador, que já está mais habituado à dinâmica de inscrição e envio de documentos. Este infográfico do Jornal da USP mostra em detalhes como funcionam as IC’s na USP. 

As oportunidades de realizar uma iniciação científica estão abertas a todos. As alternativas de IC sem bolsa, por exemplo, atendem àqueles graduandos que já trabalham ou tem vínculo com outra bolsa na Universidade. As IC’s com bolsa, por outro lado, podem ajudar o estudante a arcar com os custos de vida enquanto se dedica exclusivamente à pesquisa.

Para inscrição neste novo edital, os candidatos não devem ter vínculo empregatício. A vigência do programa é de 12 meses. As inscrições devem ser realizadas pelo orientador, por meio do sistema Atena, conforme todos os requisitos dos editais, que podem ser vistos aqui

Para saber mais, consulte o manual organizado pela Pró-reitoria de Pesquisa (PRP) sobre iniciação científica.