Andréia Nhur estreia espetáculo no TUSP

A professora Andréia Nhur, atriz, bailarina, pesquisadora e docente do Departamento de Artes Cênicas (CAC), entra em cartaz no Teatro da USP (TUSP) com dois espetáculos que mesclam dança, teatro e música. De 12 a 21 de maio será apresentado o espetáculo de dança Peças Fáceis e de 26 de maio a 4 de junho entra em cartaz a peça Mulher Sem Fim. As sessões acontecem às sextas-feiras e sábados, às 21h, e aos domingos, às 18h.

Em Peças Fáceis espetáculo de dança inédito do Grupo Pró-Posição, Janice Vieira e Andréia Nhur – mãe e filha – recriam no palco peças musicais em uma ciranda de memórias familiares e culturais para se ouvir e dançar. Denominado pelas artistas de “plataforma sonorocoreográfica”, Peças Fáceis traz minuetos de Bach e Petzold executados em violão e pandeiro por Andreia e com castanholas e acordeom por Janice, em momentos solos e conjuntos. Essas músicas de contraponto foram material de estudos de Janice Vieira em sua formação como acordeonista, e também guiaram Andréia em suas experiências com violão erudito na infância. É o quinto espetáculo em que as artistas atuam juntas, após Swan (2007), O cisne, minha mãe e eu (2008), LinhaGens (2009) e Vis-à-Vis (2012).

Peças Fáceis

Mulher sem Fim é a experiência solo de Andréia Nhur e da Katharsis Teatro, que traz à cena um atravessamento de teatro, dança e música, em uma estrutura dramatúrgica em abismo. A ideia de “dramaturgia em abismo” inspira-se na noção de cunhada em 1893 por André Gide e faz referência a uma estrutura composta por outras estruturas de mesma natureza, em espelhamento infinito. Neste trabalho, o gênero-mulher inscreve-se num corpo constantemente interpelado por ecos de mulheres sopradas por memórias da cultura.

Mulher sem Fim

Além das apresentações, a artista Janice Ferreira conversará com o público no dia 18 de maio, às 19h, com entrada gratuita. Já a professora Andréia Nhur realiza no dia 1º de junho o workshop gratuito Corpo, som e silêncio: dança para ouvir. Os interessados em participar do workshop devem enviar até o dia 25 de maio carta de interesse e currículo de no máximo 10 linhas, para os e-mails paolabertolt@yahoo.com.br e deianhur@yahoo.com.

 

Serviço:
Peças Fáceis – Plataforma Sonorocoreográfica
Data: 12 a 21 de maio

Mulher sem Fim
Data: 26 de maio a 4 de junho

Horários: sextas-feiras e sábados, às 21h, e domingos, às 18h
Ingressos: R$10 (inteira) e R$5 (meia)
Local: Teatro da USP (TUSP) - Rua Maria Antônia, 294, Consolação

 

com fotos e informações do TUSP