Biblioteca da ECA permanece fechada, com atendimento remoto; doações para o acervo estão suspensas

Acesso físico ao acervo e recebimento de livros emprestados também seguem suspensos durante a pandemia, para segurança de funcionários, professores e estudantes

 

Boas doações são uma forma muito importante de melhorar qualquer acervo. Durante a pandemia, entretanto, a Biblioteca da ECA – que segue fechada para atendimento presencial –  não está recebendo materiais doados. O recebimento e análise das doações exige a presença de funcionários no local de trabalho, e tanto a equipe da biblioteca quanto os demais membros da comunidade interna e externa à USP não devem ser expostos ao contágio pela covid-19. As doações e outras atividades que dependem da presença dos funcionários serão retomadas assim que as condições sanitárias forem favoráveis para o retorno ao trabalho presencial. 

A biblioteca publicou em seu blog um post com informações detalhadas sobre a suspensão das doações e os critérios para recebimento de materiais. Confira aqui

 

Mosaico formado por inúmeros livros abertosFoto: Patrick Tomasso/ Unsplash

 

Empréstimos e devoluções

O Plano USP para o retorno gradual das atividades presenciais não prevê a reabertura das bibliotecas, embora permita, em alguns casos especiais, a implantação de sistemas de empréstimo agendado em horários restritos. Pelos motivos de segurança já mencionados, a Biblioteca da ECA não adotará esse sistema. Todos os empréstimos realizados antes do início da quarentena vêm sendo renovados periodicamente, e os livros poderão ser devolvidos com o retorno das atividades presenciais. 

Mais esclarecimentos sobre o assunto podem ser conferidos no comunicado da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia), responsável pela gestão das bibliotecas da Universidade. 

 

Atendimento remoto

O Serviço de Atendimento da Biblioteca tem se mantido ativo e disponível remotamente para os usuários. As questões da comunidade são respondidas pelo e-mail ecabiblioteca@usp.br e os usuários podem encontrar no blog e nos perfis da biblioteca no Facebook, Twitter e Instagram notícias e informações de interesse neste momento, como dicas de uso dos recursos on-line. 

Sabendo da importância dos recursos online para a continuidade do estudo e do trabalho da comunidade acadêmica, a equipe tem apostado na divulgação destas ferramentas, sempre com orientações para sua melhor utilização. É o caso do tutorial que ensina como  utilizar o Sistema de Busca Integrada da USP, recurso indispensável enquanto as bibliotecas permanecem fechadas. 

Uma novidade são os tutoriais em vídeo, sobre temas variados, como o uso do Portal de Busca Integrada Aguia e das bases de dados Art Full Text e Scopus, além de dicas para a normalização de textos acadêmicos. Outros tutoriais estão disponíveis no canal da biblioteca no Youtube.

Os funcionários da biblioteca também têm dado apoio a atividades acadêmicas, enviando materiais e disponibilizando-se para encontros virtuais que integram disciplinas ministradas na Escola.