Celacc é tema do programa Conexão Brasil, da Rádio USP

Professor Dennis de Oliveira falou sobre diversos temas, com destaque para a importância de pesquisas voltadas para a América Latina

 

Nesta quinta, 2 de julho, foi ao ar na Rádio USP a última edição do Conexão Brasil, programa que aborda questões relacionadas ao universo das viagens de intercâmbio. Os apresentadores Vinicius Bernardes e Alexandre Amaral realizaram uma entrevista sobre o Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (Celacc) com seu atual coordenador, o professor Dennis de Oliveira.

Oliveira, que também é docente do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), explicou o funcionamento do Celacc e a importância de pesquisas desenvolvidas com países da América Latina. Ao longo da entrevista, ele também destacou a relação do Brasil com seus vizinhos e a necessidade de ampliação dos estudos direcionados à América Latina na Universidade.

O professor também falou sobre seu ingresso no Celacc (quando ainda era aluno da Universidade) e ressaltou o papel significativo da professora Maria Nazareth Ferreira no processo de organização desse Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) da USP.

A conversa abordou ainda algumas particularidades de países do continente americano, com destaque para as experiências de Oliveira na Colômbia e na Bolívia.

O Conexão Brasil é um programa produzidos por alunos do CJE e editado em parceria com João Carlos Megale. A operação de áudio é realizada pelo técnico Djalma Ferreira.

O programa vai ao ar todas as quintas às 18h05 na Rádio USP São Paulo (93,7 FM) e na Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 FM). A Rádio USP também pode ser ouvida pela internet. Basta acessar a página da rádio.

O Conexão Brasil também está presente no Spotify. Para ouvir esse e outros episódios, clique aqui.

 

Professor Dennis de Oliveira coordenador do CelaccO professor Dennis de Oliveira, coordenador do Celacc, é o convidado do último episódio do programa Conexão Brasil. Foto: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. 

 

Sobre o Celacc

Criado em 1996, o Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Comunicação e Cultura (Celacc) é um Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) da Universidade de São Paulo. Atualmente coordenado pelo professor Dennis de Oliveira, o Celacc realiza pesquisas, cursos, seminários e consultorias, além de ser responsável por publicações como a revista Extraprensa e outras produções de cunho acadêmico, como documentários, que têm contribuído para a criação de um rico acervo sobre cultura brasileira e latino-americana.

Dentre as linhas de pesquisa trabalhadas no Celacc, destacam-se Mídia, cultura, movimentos sociais e redes comunicativas; Relações étnico-raciais e gênero; e As políticas culturais e a concretização da cidadania cultural. Os projetos desenvolvidos são financiados por órgãos de fomento à pesquisa como FAPESP, CAPES e CNPq.

Anualmente, são oferecidos três cursos de pós-graduação na modalidade especialização (pós-graduação lato sensu): Mídia, Informação e Cultura, Gestão de Projetos Culturais e Cultura, Educação e Relações Étnico-Raciais.

Muitas atividades do Celacc, como workshops e aulas, são abertas ao público e contam com convidados de renome do Brasil e do exterior. Para saber mais sobre o núcleo e suas atividades, acesse o site oficial e acompanhe os canais do Celacc no YoutubeInstagram, TwitterFacebook e Linkedin.