Congregação da ECA aprova moção de apoio à manutenção do orçamento da Capes

A Congregação da ECA, em reunião realizada no dia 22 de agosto, aprovou moção de apoio à reivindicação do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Abílio Baeta Neves, por ação imediata contra possíveis cortes do orçamento do Ministério da Educação para o ano de 2019.

Leia o texto na íntegra:

A Congregação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, em reunião ordinária realizada no dia 22 de agosto de 2018, manifesta seu total apoio ao posicionamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na defesa da manutenção integral do orçamento do Ministério da Educação para o ano de 2019, conforme previsto no Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) e aprovado no Congresso Nacional. 

A Capes desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação no Brasil e a redução dos recursos da entidade teria graves consequências para os programas de pós-graduação brasileiros, para o desenvolvimento e continuidade de projetos de pesquisa e para a formação de profissionais para o ensino superior.

A Congregação da ECA defende que sejam garantidos à Capes e demais órgãos de fomento à pesquisa os recursos necessários para o desenvolvimento pleno de suas atividades. Defende ainda que se busquem formas de ampliar os recursos destinados à educação e a pesquisa no Brasil como uma estratégia necessária para o desenvolvimento social do nosso país.