Eduardo Seincman e Sandra de Souza recebem menção honrosa em sessão solene da Congregação da ECA

Em sessão realizada no dia 30 de novembro, a Congregação da ECA homenageou os professores Eduardo Seincman, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), e Sandra Maria Ribeiro de Souza, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP). Recentemente aposentados, eles receberam o título de menção honrosa pelas suas trajetórias acadêmicas e contribuições à Escola durante toda a carreira.

Além dos homenageados, participaram da solenidade os professores Eduardo Monteiro, diretor da ECA, Brasilina Passarelli, vice-diretora da Escola, Dorinho Bastos e Arlindo Ornelas Figueira Neto, ambos professores do CRP. “A importância de uma cerimônia como esta é justamente reverenciar a nossa história e os nossos colegas”, disse o professor Eduardo Monteiro, diretor da ECA, que destacou ainda a importância de “ter a consciência de que aquilo que somos hoje é fruto do trabalho deles, dos seus erros e acertos”.

Eduardo Seincman é graduado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Possui mestrado e doutorado em Artes pela ECA e pós-doutorado pela New York University. Ingressou como professor na ECA em 1981, como professor assistente no Departamento de Música, onde permaneceu até 2000, já como professor em regime de dedicação integral à docência e pesquisa. Em 2001, transferiu-se para o CCA, onde permaneceu até a sua aposentadoria. Seincman falou sobre a transição, durante a carreira, entre as áreas de comunicações e artes: “quando eu saí do Departamento de Música foi justamente para encarar o desafio de fazer essa ponte entre artes e comunicações. Eu sempre achei que as duas coisas são muito interligadas”, disse Seincman. “E isso foi para mim engrandecedor em todos os sentidos”.


Eduardo Seincman: “Eu quis fazer da música uma questão de reflexão e, para isso, tive que relacionar a música a outras formas de conhecimento. E fiz durante 15 anos"

Como pesquisador, Eduardo Seincman dedicou-se nos últimos anos à discussão da música clássica para não-músicos tanto no âmbito da docência quanto da pesquisa, levando esta experiência a todo o país por meio de palestras, aulas e conferências. Possui vários livros e artigos publicados nas áreas de Composição, Estética e Análise Musicais, entre eles as obras Do tempo Musical e Estética da Comunicação Musical. “Eu conheço o Eduardo há mais de 20 anos. Depois de formado em Ciências Sociais, ele veio finalmente para o lado ‘certo’ da Universidade: primeiro, para as artes, depois para as comunicações. Na verdade, ele sintetizou as duas coisas e é uma verdadeira escola aqui dentro”, disse Arlindo Ornelas Figueira Neto, professor do CRP.


Seincman recebeu da vice-diretora da ECA, Brasiliana Passarelli, do diretor, Eduardo Monteiro, e do professor Arlindo Ornelas Figueira Neto o certificado de menção honrosa por sua trajetória acadêmica

Graduada em Publicidade e Propaganda pela ECA e em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado, Sandra Maria Ribeiro de Souza possui mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela ECA. Foi aluna da primeira turma do curso de Publicidade, criado em 1972, e, desde 1978, faz parte do CRP. Dorinho Bastos, também do Departamento, falou sobre a homenageada durante a cerimônia. “Sandra foi minha aluna em 1975, quando alguns aqui nem tinham nascido”, lembrou o docente. “Ela sempre teve um carinho e um olhar para as artes gráficas, para a criação e o design gráfico, que são as minhas disciplinas”, o que motivou o convite feito à época para integrar o departamento, que contou ainda com o apoio do professor Modesto Farina. “Para o CRP, foi importantíssimo, em todos os sentidos: não só para o ensino, mas a Sandra também teve uma importância muito grande para a estruturação do Departamento”, explicou Dorinho.


Sandra de Souza, professora sênior do CRP, foi aluna da primeira turma do curso de Publicidade e Propaganda da ECA

Sandra começou a trabalhar na ECA no ano seguinte ao término da graduação, ainda como monitora voluntária, e passou por todas as etapas da carreira docente. Foi ainda vice-chefe do CRP e presidente da Comissão de Graduação da ECA “De 78 pra cá, os corredores não me aguentam mais”, brincou. Atualmente, é professora sênior, atuando junto ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação, pelo qual orienta projetos de pesquisa sobre comunicação visual, design da informação, consumo e marketing promocional. “Eu gostaria de agradecer a Congregação por essa homenagem e dizer que aqui estou entre amigos. Agradeço a vocês por terem vindo aqui hoje homenagear a gente – professores, funcionários, alunos, orientandos. Muito obrigada”. 


Após quase 40 anos dedicados à ECA, Sandra de Souza é homenageada com menção honrosa pela Congregação da ECA. Aqui, ela aparece aos lado dos professores Adilson Citelli e Margarida Maria Krohling Kunsch

Texto: Verônica Cristo
Fotos: Susana Sato