|
|||
Docentes da ECA integram três projetos aprovados no edital de Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação
A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) selecionou 46 projetos de toda a USP para a formação de Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação (CAEG). Três projetos contam com a participação de docentes e pesquisadores da ECA, que irão contribuir para o desenvolvimento de atividades de inovação vinculadas ao ensino de graduação na USP. Com os consórcios, “a ideia é ampliar a cooperação entre cursos e unidades da USP e estimular a comunidade acadêmica a desenvolver novos modelos de ensino, que atendam ao ensino pós-pandemia e garantam a manutenção da excelência do ensino de graduação”, afirmou o pró-reitor Edmund Chada Baracat à época do lançamento do edital. O consórcio acadêmico é uma associação de docentes de diferentes cursos e campi da USP, criado para desenvolver atividades integradas que tenham impacto direto na formação dos estudantes. Saiba mais sobre os consórcios que contam com a participação da ECA:
Artes cênicas para a formação dos profissionais de saúdeO projeto coordenado pela professora Ana Estela Haddad, da Faculdade de Odontologia (FO) da USP, visa testar e validar um novo modelo híbrido – que combine o real e o virtual – para a avaliação formativa de habilidades clínicas na área da saúde. O desenvolvimento do protótipo conta com a participação de alunos de graduação e de pós-graduação de cinco unidades de ensino (além da ECA e da FO, a Faculdade de Medicina, a Escola de Enfermagem e a Escola Politécnica também participam do projeto), que atuarão juntos em duas disciplinas. O professor Luiz Fernando Ramos, do Departamento de Artes Cênicas (CAC), e o pesquisador Emerson Rossini integram a equipe do projeto. Ator e diretor teatral, Emerson defendeu na ECA dissertação de mestrado sobre o tema do projeto, a partir da sua experiência na formulação e implementação do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (REVALIDA). Para a dissertação, o pesquisador explorou novos caminhos possíveis para a teatralidade, para além das categorias artísticas já conhecidas, a partir da prática de simulação com atores em provas de medicina.
Jogos on-line para o desenvolvimento sustentávelO consórcio prepara uma disciplina on-line, sediada na PRG e aberta a estudantes de todos os cursos da USP. A ideia é oferecer aos estudantes uma vivência interdisciplinar de aprendizagem em que, ao final, será produzido um escape game sobre os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. Além do impacto na formação dos estudantes, o projeto também prevê desdobramentos em ações de extensão, de maneira que os módulos dos jogos possam ficar disponíveis para professores do Ensino Médio. “A participação da ECA é fundamental e se alicerça ao redor de sua expertise no curso de graduação em Educomunicação”, disse Fernando Abdulkader, docente do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e coordenador do projeto. Dois docentes do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) integram a iniciativa: Claudemir Edson Viana e Marciel Consani. Além da ECA e do ICB, participam do projeto docentes e funcionários da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), do Instituto de Matemática e Estatística (IME), da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e da UNIFESP.
Simulações e jogos para a formação de novas liderançasSob a coordenação da professora Tania Casado, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, o consórcio tem o objetivo de criar uma plataforma colaborativa (chamada SimuLab USP) sobre a utilização de simulações e jogos no ensino de graduação voltados para a formação de negociadores e lideranças. Fábio Cury, professor do Departamento de Música (CMU) e diretor da Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP), é um dos participantes do projeto, que conta ainda com a presença de docentes do Instituto de Relações Internacionais (IRI), da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ), da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da Escola de Engenharia de Lorena (EEL), da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP), da Faculdade de Direito (FD). O projeto também tem a participação da Metropolitan State University e da University of Denver, ambas dos Estados Unidos.
Todos os projetos serão executados ao longo do ano de 2021. Confira a lista completa dos consórcios acadêmicos aprovados pela Pró-reitoria de Graduação (PRG).
Com informações do Jornal da USP
|
|||