ECA sedia curso sobre Educação Midiática e Práticas Comunicativas

Organizado pelo Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da ECA, aconteceu, na primeira semana de janeiro de 2015, o curso Educação midiática e práticas educomunicativas. Ministrado pelo professor Claudemir Viana, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA)  e pela equipe do NCE, o projeto faz parte do Programa Geral do 9º Encontro USP-ESCOLA, organizado pela Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Física (CCEx-IFUSP), que foca em cursos de atualização para professores do ensino médio em diversas áreas. O evento aconteceu na ECA e no Instituto de Física (IF) da USP e contemplou 40 professores do ensino fundamental e médio.

 

 

A demanda pela atualização dos professores de ensino básico é constante e crescente e, a partir disso, o curso surge para a troca de experiências das vivências e práticas na educação. Quanto à temática, o curso busca tratar das questões relativas à presença da mídia como ator social e mediação educativa, bem como explorá-la como conteúdo e como estratégia de suas práticas pedagógicas.

Em um contexto no qual as novas tecnologias comunicacionais estão cada vez mais presentes no cotidiano, o âmbito educacional pode-se valer dessas ferramentas no que concerne ao ensino. Para tal, as discussões procuraram explorar diversas abordagens quanto às interfaces entre dois campos do conhecimento, a educação e a comunicação, para dar conta de entender e lidar com o fenômeno sócio cultural representado pela presença das mídias no dia-a-dia das pessoas.

Foram apresentados exemplos de práticas educomunicativas que podem caminhar juntos do processo de aprendizagem e melhorar a articulação dos alunos sobre o mundo. De maneira transdisciplinar, a produção e expressão desse olhar pode ser se tornar mais aguçada, crítica e critiva.

Dentro os assuntos do programa foram abordados Origens histórico-sócio-culturais da ideia de educomunicação, Aprender aprendendo colaborativamente, O contexto sóciotecnológico contemporâneo e as interfaces entre comunicação e educação, Linguagens e suportes tecnológicos contemporâneos, entre muitos outros.

Para saber mais sobre o Núcleo e suas atividades você pode acessar o facebook do NCE.

Texto: Sophia Calabria
Fotos: NCE