#ECAemCasa: dançarinos-atores do LAPETT recriam cena de espetáculo durante a quarentena

Vídeo é uma das atividades remotas desenvolvidas pelos membros do Laboratório de Pesquisa e Estudos em Tanz Teatralidades
                                

 

Para quem tem a possibilidade de ficar em casa durante a pandemia, os longos períodos de confinamento podem ser difíceis de suportar, especialmente para aqueles que têm no corpo sua principal ferramenta de estudo e expressão. A restrição de contato físico e de circulação são limitadores para diversas práticas importantes no campo das Artes Cênicas. 

Quando a quarentena foi decretada, o espetáculo 1º de Abril, do Laboratório de Pesquisa e Estudos em Tanz Teatralidades (LAPETT), havia acabado de passar pela 2ª Mostra de Teatro Estudantil do TUSP, “momento em que a peça e o elenco estiveram afinadíssimos”, conta Sayonara Pereira, coordenadora do grupo e docente do Departamento de Artes Cênicas. “E já se desenhavam várias possibilidades de apresentação para o grupo, pelo menos uma vez por mês até julho”.

Da mesma forma que outros artistas de várias partes do mundo, os membros do LAPETT decidiram utilizar o vídeo para promover a continuidade de seu processo criativo e um “encontro virtual”. A ideia era que cada integrante recriasse um trecho do espetáculo, como explica a professora: “pedi para que cada um dos atores trabalhasse a sua partitura individual de uma cena especifica da peça, que é movida por ditos populares, em algum espaço na sua casa, e me enviasse o vídeo. A partir da primeira proposta que eles me enviaram, eu sugeria algum acréscimo de movimento ou velocidade, ou ainda sugeria que procurassem um outro ângulo no espaço escolhido.”

A edição do vídeo ficou a cargo de Nina Ricci e Eduardo Yoshimura, que junto com Sayonara são os membros mais antigos do LAPETT. Os ditos populares enunciados pelos atores-dançarinos na cena original foram substituídos por uma música de domínio público, acrescentando, segundo a docente, “uma paisagem sonora e homogênea, que pudesse ir costurando e ligando cada novo lugar que o público seria convidado a penetrar.”

Confira o vídeo no Facebook do LAPETT

dançarina movimenta pernas e braços junto à paredeImagem do vídeo produzido pelo LAPETT a partir de cena de 1º de Abril. O espetáculo estreou no Teatro Laboratório em dezembro de 2019 e esteve na 2ª Mostra de Teatro Estudantil do TUSP, em março.

 

Outras atividades do LAPETT durante a quarentena

O LAPETT realiza pesquisas teórico-práticas em dança-teatro, o tanztheater, surgido na Alemanha na década de 30. Durante a quarentena, os integrantes do grupo têm se dedicado a seus estudos e processos artísticos por meio de exercícios de dança moderna, yoga, luta e outros esportes; experimentos teatrais com outros colegas do CAC; prática de canto e instrumentos musicais; leitura e produção de textos, entre outras atividades.