Estudante de piano do CMU vence concurso em Portugal

O estudante de piano do Departamento de Música (CMU), Lucas Thomazinho, de 21 anos, orientando do professor  Eduardo Monteiro, do CMU, venceu a principal categoria do 18º Concurso Internacional Santa Cecília, realizado na cidade do Porto, em Portugal. 

O músico superou Levon Avagyan, da Armênia, que ficou em segundo lugar, e Lei Meng, da China, que obteve o terceiro. A disputa incluía 80 concorrentes  de 22 países. O prêmio inclui sua presença garantida em diversos recitais pela Europa, a gravação de um CD para a editora KNS Classical e uma quantia em dinheiro, oferecida pela Câmara Municipal de Porto.

Lucas conta que começou a fazer aulas de piano aos oito anos na Fundação Magda Tagliaferro, tendo tido como professores Zilda Candida dos Santos, Armando Fava Filho e Flávio Varani, mas que seu contato com a música já vinha desde muito antes, por influência de seus pais. Ambos estudaram piano, então sempre teve um piano em casa. "Começar a fazer aulas foi apenas uma consequência do interesse que eu já demonstrava", afirma o estudante.  

                   

O pianista coleciona prêmios desde os 9 anos de idade. No Brasil, venceu por quatro anos consecutivos o Concurso de Piano Souza Lima e o Concurso de piano Arte Livre. Obteve também o primeiro prêmio no Concurso Jovens Intérpretes do Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, no Concurso de Piano do Conservatório Villa-Lobos, no XI Concurso Nacional de Piano Magda Tagliaferro e no II Concurso Jovens Músicos – Música no Museu no RJ. Em 2015, ganhou o segundo prêmio no Concurso Internacional de Interpretação Pianística da obra do compositor Osvaldo Lacerda.

 

Fotos: acervo pessoal.