Estudantes de Turismo lançam e-book sobre o lazer no isolamento social

Resultado de pesquisa conduzida por estudantes do primeiro ano da graduação, livro aborda diversas temáticas, como o lazer para idosos e crianças autistas

 

Com a pandemia e o isolamento social, muitas atividades de lazer precisaram ser interrrompidas ou reinventadas. Por conta disso, os ingressantes no curso de Turismo de 2020 adaptaram um trabalho já existente, onde entrevistaram pessoas em seus locais de lazer, para uma pesquisa sobre o lazer na pandemia. Ao fim do processo, os alunos transformaram seus trabalhos no livro Lazer em Tempo de Isolamento Social - Desafios e Ressignificados, lançado no final de 2020. 

O e-book apresenta uma coletânea dos artigos produzidos pelos alunos e reúne em suas páginas diferentes vivências em relação ao lazer. Além disso, a publicação também traz manuais e dicas para ajudar os leitores com dificuldades comuns desde que o isolamento social se instalou. Um exemplo é um passo-a-passo que ensina a idosos como acessar e buscar conteúdo no Youtube, de forma a facilitar o acesso a novas opções de divertimento no ambiente doméstico. 

A coordenadora do projeto, professora Debora Cordeiro Braga, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), conta que o processo de desenvolvimento do livro teve início com a divisão da turma em 11 grupos dedicados a diferentes temas, como streaming, o lazer dos idosos e até a forma como famílias de crianças autistas estavam lidando com o isolamento. O trabalho percorreu todo o primeiro semestre de 2020: “nós tivemos a parte teórica que durou até abril, e durante esse tempo os grupos foram amadurecendo a temática. De abril até junho, realizamos os levantamentos e escrevemos os artigos”.

O livro traz um panorama de diferentes desafios trazidos pela pandemia para o exercício do lazer em um contexto de confinamento. As conclusões são amplas, de acordo com a singularidade de cada temaática abordada. “Como cada grupo pesquisou sobre um tema específico não chegamos a uma consenso geral, cada um tem sua particularidade”, explica a docente, que ainda destaca a dedicação dos alunos para finalizar o e-book: “eles foram alunos incríveis, atípicos. Trabalharam no livro até depois das notas já fechadas. Fiquei muito feliz com o resultado”. 

Confira na íntegra o livro Lazer em Tempo de Isolamento Social - Desafios e Ressignificados

 

Detalhe da capa do livro Lazer em Tempo de Isolamento Social

Detalhe da capa do livro Lazer em Tempo de Isolamento Social - Desafios e Ressignificados. Imagem: Divulgação / CRP.

 

Texto: Vanessa Evelyn da Silva