Grupos do Departamento de Música organizam concertos na Cidade Universitária

Na próxima semana, três grupos associados ao Departamento de Música (CMU) promovem concertos gratuitos dentro da Cidade Universitária.

 

No dia 16 de maio, a partir das 12h30, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia recebe integrantes do Laboratório de Música de Câmara (LAMUC), coordenado pelo professor Michael Alpert: o dueto formado por Giovanni Sartori, no cello e Thiago Kondo, no piano, abre a tarde com uma apresentação de Fantasiestücke, op. 73, obra do compositor alemão Robert Schumman.

 

O Trio Les Amis, composto por Camila Montefusco, no violino, Matheus Cavallari, no cello, e Danilo Alves, no piano apresentam-se com Piano Trio Op.120 (1º Movimento), de Gabriel Fauré; e o Grupo Improjazz, formado pela trompetista Larissa Evaristo e pelo guitarrista Alexandre D’Elboux Filho, traz em seu repertório quatro composições: Summertime, de George Gershwin, In a Sentimental Mood, de Duke Ellington, Autumn Leaves, de Joseph Kosma, e Dream a Little Dream of Me, de Schwandt Wilbur.

 

Percussivo USP apresenta na FMVZ composições de Luiz Sampaio e William Kraft.

Foto: página do grupo no Facebook

 

Em 18 de maio, também às 12h30, o Núcleo de Performance do CMU, grupo que pretende integrar a produção artística dos professores do departamento, realiza concerto na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.

 

Na apresentação Máquina Híbrida, o docente Rogério Costa e o doutorando André Martins inserem procedimentos eletrônicos nas músicas de seus instrumentos, respectivamente, saxofone e guitarra. Já o quarteto formado pelo professor Marcelo Jaffé e pelos alunos Diesney Leite, Victor Ribeiro e Kauê Belisário apresenta-se com Concerto Grosso op. 6 nº 8, de Arcangelo Corelli, em um arranjo para quatro violas de R.A Cohen.

 

Marcelo Jaffé, violinista e professor do CMU, se apresenta com o Núcleo de Performance na Biblioteca Mindlin.

Foto: Revista Concerto

 

O Coro de Câmara Comunicantus se apresenta na sequência com sete composições: El Grito e Malagueña, da obra Suite de Lorca de Einojuhani Rautavaara, sob a regência de Marco Antônio da Silva Ramos e José Luiz Ribalta; Uníssono, da obra Quatro Estudos para Coro, de Osvaldo Lacerda, com a regência de Fred Teixeira, Pai Tietê, de Eduardo Gudin e do professor Marco Antônio da Silva Ramos, em um arranjo de Carlos Menezes Jr. e, finalizando, Baladilla de Los Tres Nós, da obra Romancero Gitano, La Guitarra e Puñal, de Mario Castelnuovo Tedesco.

 

Já no dia 19 de maio, às 12h30, a Orquestra de Câmara da USP promove uma apresentação no Auditório do Centro de Difusão Internacional sob a regência de Emmanuele Baldini, spalla titular da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e um dos fundadores do Quarteto OSESP. No repertório, as composições Mozart à la Haydn, de A. Schittke, Concerto nº5 em Lá Maior para Violino e Orquestra, K219, de Mozart, que conta com o próprio Baldini no violino e Sinfonia nº 99 em Mi Bemol Maior, Hob I:99, de J. Haydn. A apresentação também irá ao Auditório Ibirapuera, no dia 21.

 

Serviço:

Datas: 16, 18 e 19 de maio

Horário: às 12h30

 

Locais:

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (Av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87);

Biblioteca Brasiliana (Rua da Biblioteca, s/n) e

Centro de Difusão Internacional (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 222).