Livro organizado por Cremilda Medina aborda reflexões sobre a terceira idade

Cremilda Medina, professora sênior do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), acaba de publicar no Portal de Livros Abertos da USP o livro Reproposta para todas as idades. O livro aborda questões sobre a velhice, a partir de encontros vivenciados no programa USP Aberta à Terceira Idade, vinculado à Pró Reitoria de Extensão Universitária (PRCEU) e que, desde 1993, recebe pessoas da terceira idade em disciplinas regulares dos cursos de graduação e atividades físico-esportivas e didático-culturais da USP.

Dividido em sete partes, o livro organizado pela docente do CJE traz textos breves de docentes e acadêmicos sobre o tema do envelhecimento. Também estão presentes as memórias dos alunos participantes da oficina Narrativas da Contemporaneidade, iniciado também em 1993 e coordenado por Cremilda.


Retrato de Bárbara Maria Santos, pela ilustradora Renata Bueno, uma das autoras que participam da obra Reproposta para todas as idades, organizada por Cremilda Medina

A obra propõe a valorização solidária da terceira idade, o aprimoramento da racionalidade complexa para acompanhar sua presença ativa nas sociedades contemporâneas e a sensibilidade poética para narrar seus movimentos. Para a professora, é muito importante reconhecer o processo de envelhecimento pela qual a nossa sociedade passa: “penso na alteração numérica das sociedades contemporâneas. Só a partir do momento em que o significativo acréscimo de idosos alterou a demografia contemporânea, o paradigma da sociedade urbana e industrial foi questionado: o que fazer com essa população antes minoritária e descartável?”, comenta.

O livro pode ser acessado no Portal de Livros Abertos da USP.