Mediações culturais e diversidade na América Latina são temas da nova Revista Extraprensa

A nova edição da revista Extraprensa (volume 11, número 2) está disponível no Portal de Revistas USP. Este número tem como tema principal Mediações Culturais e Diversidade na América Latina.

Em A interpretação da cultura através dos dados: o Big Data a partir da epistemologia do Sul, os autores Renata Lima e Vinicius Romanini defendem a necessidade de uma Epistemologia do Sul para analisar o grande volume de dados sobre as ações e transações dos usuários nas redes. Assim, a diversidade e a complexidade das culturas periféricas podem ser preservadas de uma hegemonia digital.

Também há trabalhos sobre o panorama da transgeneridade nas artes cênicas no Brasil, acesso aos dados do Facebook e jornalismo independente no Brasil, a violência estrutural na América Latina, o racismo estrutural no Brasil, economia cultural e criativa, o ensino de línguas africanas no Brasil, a cobertura jornalística da Comissão Nacional da Verdade pela imprensa paulista, entre outros.


Capa da revista Extraprensa (volume 11, número 2)

A revista Extraprensa é publicada semestralmente pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Comunicação e Cultura (CELACC). É dedicada à produção científica nas áreas de cultura e de comunicação no Brasil e na América Latina.