"O Herói", curta produzido na ECA, é indicado ao Festival de Gramado

O filme Herói, produzido por João Pedone e Pedro Figueiredo, alunos do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), foi selecionado para a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens no 43º Festival de Cinema de Gramado. “É uma dupla surpresa. Por um lado porque o filme não é uma obra que nasceu com a intenção de ser artística e conquistar prêmios, mas sim como um trabalho de faculdade feito entre amigos e para amigos; e por outro lado uma surpresa de ser parte de 15 entre 567 inscritos, sendo que se vê material de qualidade sendo produzido inclusive dentro da ECA. Passamos a semana recebendo ligações e e-mails de familiares, e um monte de gente acabou se mobilizando para estar em Gramado”, diz o cineasta João Pedone. O 43º Festival de Gramado foi aberto na manhã da última terça-feira, 30 de junho, por meio de uma coletiva e homenagem a alguns atores e atrizes renomados.

Coletiva de abertura do Festival de Gramado realizada no último dia 30 de junho

A história gira em torno de uma empregada doméstica que cuida de um rapaz com capacidade mental reduzida, enquanto os pais estão fora de casa. “Mas isso acaba sendo só a história pregressa do filme, que acontece todo num dia, quando a moça e o menino começam a se implicar até a briga deles atingir o nível da agressão física”, pondera João. “O filme é muito silencioso, muito atmosférico várias coisas não ficam claras até o final. Algumas, nem depois do final”.

Produzido originalmente para uma disciplina como atividade curricular, sem ser trabalho de conclusão de curso, o filme se destacou e se classificou para o festival entre os mais representativos dos curtas-metragens brasileiros no ano. “O Heitor, um amigo nosso, por meio de um sonho que teve, propôs umas cenas meio malucas, meio desconjuntadas, sobre um herói, cocô, uma empregada doméstica e uma máquina de lavar”, diverte-se enquanto conta. “Quando eu e o Pedro começamos o trabalho de direção (isto é, de pesquisa e preparação), entramos muito mais na história a ponto de mudarmos completamente a ideia original que os roteiristas tinham. A locação, o perfil dos atores, o clima do filme são decisões da direção. Dá para dizer que o filme veio foi do trabalho em conjunto”.

Há, dentro do CTR, espaço para exibição da produção dos alunos. A exibição acontece cerca de uma vez por mês e recebe alunos do Departamento para assistir produções dos colegas, calouros e veteranos (e é aberto para pessoas de fora). “Há um prazer diferenciado em compartilhar o filme com os colegas, de ser avaliado pelos próprios pares. Assim, a maior surpresa de ser indicado para o Festival de Gramado é que fizemos o filme para nós e nossos amigos próximos”. No entanto, o filme criativo  alçou voos mais altos e aterrisou no Festival de Gramado. Quem sabe aonde mais “O Herói” pode chegar?

Cena do filme "O Herói". Clique no link e confira os 15 curtas indicados ao Festival de Gramado 

 

Herói (2015) – SP
Direção: João Pedone e Pedro Figueiredo / 14’

Ficha Técnica
Empresa Produtora: Universidade de São Paulo
Produção Executiva: Ana Laura Leardini, Rodolfo Castilho Moreno, Yuri Zveibil
Roteiro: André Ribeiro e Heitor Isoda
Elenco: Giuliana Maria e Matheus Martins
Direção de Fotografia: Danilo do Carmo
Direção de Arte: Maria Kauffmann e Mariana Lopes
Montagem: Anders Rinaldi e Matheus Gomide
Desenho de Som: Cédric Fanti de Carvalho e Guilherme Siqueira

 

por Felipe Ruiz