OSUSP busca ampliar parceria com a ECA na Temporada 2019

A Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) acaba de lançar a temporada de concertos para o ano de 2019. A fim de ampliar a parceria com a ECA, o órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária incluiu na sua programação diversos nomes ligados ao Departamento de Música (CMU), entre regentes, solistas e compositores, além de anunciar diversas outras iniciativas em conjunto com a Escola. O concerto de estreia da Temporada 2019 da OSUSP está marcado para o dia 23 de fevereiro, sábado, às 21h, na Sala São Paulo.

“A OSUSP passa, em 2019, a ter um relacionamento mais intenso com o Departamento de Música da ECA-USP, espelhando a produção artística e intelectual do CMU”, escrevem o diretor da OSUSP e professor do CMU Fábio Cury e a vice-diretora da orquestra Mayra Moraes no programa de concertos deste ano.

Participam da Temporada 2019 da OSUSP o professor e regente Gil Jardim e a Orquestra de Câmara da ECA-USP, o professor e regente Ricardo Bologna, o Coro de Câmara Comunicantus e os ex-alunos Cassia Carrascoza, flautista e doutora pela ECA, e André Mehmari, pianista formado pelo CMU. Já na temporada de câmara, a OSUSP contará com a parceria da Orquestra Errante, grupo de improvisação livre e do Coletivo Sonora, que abriga as compositoras do Núcleo de Sonologia.


Orquestra de Câmara da ECA-USP (OCAM) se apresenta com a OSUSP na Temporada 2019. Foto: Debora Holtz

Além da participação nos concertos, a ECA também está envolvida em outras iniciativas da orquestra, por exemplo, a participação de alunos dos cursos de música e audiovisual no registro de concertos e atividades didáticas, incluindo entrevistas com regentes e solistas convidados. Além disso, estudantes do Programa de Pós-graduação em Música da ECA têm sido convidados, desde o ano passado, para escrever resenhas dos concertos da OSUSP.

Segundo os diretores, a orquestra também seguirá este ano com os Concertos Didáticos, série voltada especialmente para as crianças, desenvolvida com a colaboração do Departamento de Artes Cênicas (CAC).

Clique aqui e consulte a programação da Temporada 2019 da OSUSP.