Com direção de professor de Artes Cênicas, Mostra Internacional de Teatro de São Paulo chega a sétima edição

Principal evento do gênero no país, MITsp traz doze produções internacionais, uma mostra nacional e várias atividades de formação

Entre os dias 5 e 15 de março acontece a sétima edição da MITsp -  Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, que reúne um recorte da cena contemporânea mundial, com produções que enveredam pela experimentação de linguagem e se mostram críticas ao seu próprio tempo. Dentro dessa perspectiva, a programação de 2020 aponta para duas palavras-chave: transbordar e transgredir, conceitos refletidos também nas obras do artista plástico Henrique Oliveira, que compõem a identidade visual desta edição. 

A mostra está dividida em vários eixos. A Mostra de Espetáculos inclui trabalhos internacionais com artistas de diversos países, como Portugal, Alemanha, Inglaterra, França e Ruanda. Já a MITbr – Plataforma Brasil se consolida como um importante programa de internacionalização das artes cênicas brasileiras, trazendo doze espetáculos, muitos deles inéditos, dos estados do Ceará, Paraná, Piauí, Amazonas, São Paulo, Bahia, Pernambuco e Minas Gerais.

O espetáculo Farm Fatale, da Alemanha, é uma das atrações que será apresentada na 7ª edição da MITsp. Foto: Martin Agyroglo

Complementam a programação as atividades do eixo Olhares Críticos, que convidam o público a pensar as artes cênicas e a contemporaneidade a partir de mesas, conversas e publicação de artigos e críticas; e o eixo Ações Pedagógicas, com residências, oficinas, intercâmbios e atividades que propõem a discussão sobre novas pedagogias, novos modos de produzir e transmitir conhecimento. 

Antônio Araújo, diretor da mostra e professor do Departamento de Artes Cênicas (CAC), comentou em recente entrevista ao jornal O Estado de São Paulo a importância do planejamento e do financiamento para que esse tipo de festival aconteça todos os anos. “Seria ideal planejar com um ano de antecedência. Outros festivais na América Latina conseguem se viabilizar com mais tempo. É preciso acabar com a cultura do último minuto”. Citando festivais do gênero realizados em Buenos Aires e Santiago do Chile, Araújo enfatiza que um dos fatores mais importantes para garantir o adequado planejamento e realização destes eventos são os recursos vindos de parceiros.    

Os espetáculos da MITsp acontecem em diversos espaços da cidade de São Paulo. Para saber os valores dos ingressos e conhecer a programação completa, acesse o site.

 

Entendendo a fundo a MITsp 

Como um dos mais importantes eventos de teatro no Brasil, a MITsp serve como referência para estudos acadêmicos. Em sua primeira edição de 2019, a revista científica do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), Sala Preta, publicou dois artigos com enfoque na Mostra. Os textos analisam alguns espetáculos, "evidenciando os modos diversos como as obras reinventam o papel do público e instituem novas relações entre arte e política, assim como revigoram o papel social da arte."

Para ler esses e mais artigos, acesse o Portal de Revistas da USP, que disponibiliza gratuitamente todos os volumes de Sala Preta.