CAP realiza exposição “Seres imaginários & Mitos de Criação”

As fotos afixadas  nos andares do prédio central da ECA, fazem parte da  exposição  Seres Imaginários & Mitos de Criação”  e  vai até 17 de outubro.  A exposição traz trabalhos desenvolvidos por crianças de seis a doze anos de idade, que participaram, em 2015, do projeto de extensão Ateliê de Artes para Crianças (Nosso Ateliê Animado e Ateliê Nossa Casa), do Departamento de Artes Plásticas (CAP).

A elaboração da proposta e o acompanhamento das crianças foram feitos por estudantes da Licenciatura em Educomunicação e Pedagogia, professores do CAP, alunos(as) bolsistas e alunos(as) de pós-graduação em Artes Visuais.

Mitos de Criação

A exposição Mitos de Criação é fruto do trabalho realizado com os alunos durante o 2º semestre de 2015, no Ateliê Nossa Casa, como parte da Disciplina Metodologias do Ensino das Artes Visuais III com Estágios Supervisionado.

A temática do trabalho foi “Ciclo da vida e identidade brasileira” e foi construída a partir das leituras e discussões em sala de aula pelas alunas da Licenciatura em Educomunicação, Andressa Caprecci, Janaína Gallo e Tatiana Carvalho, com a coordenação da professora Dália Rosenthal, do CAP. A ideia foi de trabalhar com os alunos as fases de desenvolvimento da vida, como nascimento e crescimento, em paralelo com a identidade de cada um do grupo.

O projeto mergulhou na ancestralidade por meio de uma pesquisa feita pelos alunos com seus familiares sobre suas origens e, a partir desse material, eles tiveram que transformar ideias em desenhos, exercitando o raciocínio e a criatividade.

 

Ficha técnica:
Mitos de Criação – 2º Semestre de 2015

Coordenação
Departamento de Artes Plásticas (CAP/ECA/USP)
Professora Dália Rosenthal

Educadoras
Alunas da Licenciatura em Educomunicação: Andressa Caprecci, Janaina Gallo e Tatiana Carvalho

Acesse o site do Ateliê Nossa Casa e veja o trabalho completo realizado com as crianças.

 

Os Seres Imaginários e o Light Painting

O contato com os textos “Cidades Invisíveis”, de Italo Calvino, e “O livro dos seres imaginários”, de Jorge Luis Borges, foi o ponto de partida para um processo de ensaio, experimentação, criação e transformação realizado pelas crianças que participaram, no 1º semestre de 2015, do “Nosso Ateliê Animado”.

Com a orientação de alunos da Licenciatura em Educomunicação (CCA) e de Pedagogia (FE/USP), as crianças puderam criar seus Seres Imaginários, pensando na história de cada um, nos poderes e em como se transformariam neles. A técnica fotográfica do Light Painting foi a ferramenta utilizada para essa transformação.

Guiados pelo conceito do Ler-Fazer-Contextualizar, da Arte/Educação, e pela Educomunicação, as crianças (e os alunos de graduação) partilharam de um processo de construção conjunta.

 

Ficha Técnica:
Os Seres Imaginários - 1º semestre de 2015

Coordenação:
Departamento de Artes Plásticas (CAP/ECA/USP)
Professora Maria Christina de Souza Lima Rizzi – Professora responsável
Suellen Barbosa – Aluna de Mestrado
Margarete Barbosa Nicolosi Soares – Aluna de Doutorado
Drª Sonia Regina Fernandes – Pesquisadora do Pós-Doutorado
Departamento de Comunicações e Artes (CCA/ECA/USP)

Educadores:
Alunos da Licenciatura em Educomunicação: Bruna Pontes, Carlos Alberto Maffei Junior, Isabela Rosa Silva, Juan Peri dos Goitacás, Mauricio da Silva, Renata Mie Garabedian, Sherlon Assis.
Aluna do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação: Bruna Salgueiro Silva

Acesse o site do Nosso Ateliê Animado e veja o trabalho completo realizado com as crianças.