Projeto de professor do CTR é selecionado pela Fapesp

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e o British Council anunciaram em Londres, durante a ‘Fapesp Week London’, a seleção do projeto 'Além do Digital: memória coletiva, redes sociais e conflitos globais', desenvolvido pelo professor Gilson Schwartz, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), entre os beneficiados para a realização de workshop, a ser realizado em março de 2014.

Os sete projetos aprovados na chamada propõem a realização de workshops com a participação de pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa do Estado de São Paulo e do Reino Unido. Cada um dos encontros científicos será coordenado por dois pesquisadores, representando as instituições paulistas e britânicas envolvidas, com foco em áreas específicas ou temas interdisciplinares. Para ver a lista completa dos projetos selecionados e as datas dos workshops, clique aqui.

 


O divulgação da seleção do projeto foi feita durante a 'Fapesp Week London', evento que  reúne alguns dos mais importantes pesquisadores que obtiveram, nos últimos anos, avanços na ciência e no desenvolvimento de novas tecnologias

 

Para Gilson Schwartz, o apoio da FAPESP consolida o esforço de vários anos pela criação de um polo de pesquisas e extensão com foco em economia criativa, economia do audiovisual e "iconomia".

“Nossa meta, há vários anos, é construir na ECA uma área interdisciplinar, integrando artes e comunicações ao universo das questões econômicas e tecnológicas contemporâneas. A integração desse projeto à agenda da FAPESP e do British Council representa um marco e, ao mesmo tempo, um reconhecimento pelo muito que já fizemos e nos concede base para ampliar o escopo e apoiar uma nova geração de pesquisadores”, afirma Schwartz, coordenador dos grupos de pesquisa Iconomia e Cidade do Conhecimento, na ECA.

O workshop do projeto ‘Além do digital: memória coletiva, redes sociais e conflitos globais’ está programado para acontecer entre os dias 19 e 24 de março de 2014. Além de Gilson Schwartz, o evento contará com a presença de Joanne Garde-Hansen, da Universidade de Warwick. A chamada para o envio de propostas está disponível, em inglês, no site da FAPESP, e pode ser acessada aqui.

É o segundo edital em menos de três meses em que o projeto é contemplado. O primeiro foi lançado pelo ‘Santander Universidades’. "São resultados extraordinários, que ajudam a colocar a ECA na liderança do processo de internacionalização, estratégia essencial para a USP", comenta Schwartz. O projeto conta com a parceria do professor Paulo Nassar, do Departamento de  Relações Públicas, Propaganda  e Turismo (CRP), e do Grupo de Estudos em Novas Narrativas (GENN).

 


O seminário internacional 'Icon and Memory', que acontecerá em novembro, convida à reflexão e ao entendimento sobre os conceitos e ações que envolvem a Iconomia e a Memória

 

O projeto ‘Além do digital: memória coletiva, redes sociais e conflitos globais’ ainda será tema do seminário ‘Icony and Memory’, que acontece em 11 de novembro, e tem o apoio do ‘Santander Universidades’, da Universidade de Warwick e da USP. O evento contará com a presença de vinte pesquisadores de cada país.

 Os interessados em participar do seminário ‘Iconomy and Memory’ devem fazer  pré-inscrição pelo telefone: (11) 3091-4305 ou pelo email: schwartz@usp.br.