Note: Event Views detected that you were very likely running the old version of event_views and has updated your DB tables with new fields required to use the new event_views module.

Projeto Plantar Bananeira e Sabiá Laranjeira recebem apoio do Edital Aprender na Comunidade

Edital promovido pela Pró-reitoria de Graduação da USP apoia as atividades desenvolvidas pelos alunos fora dos muros da Universidade

Dois projetos ecanos acabam de ser contemplados no Edital Aprender na Comunidade: Plantar Bananeira - Agroecologia e Capoeira; apropriação de conhecimentos por meio de vivências e brincadeiras em espaços públicos-educativos, coordenado pelo professor Almir Almas, e Sabiá Laranjeira, coordenado pelo professor Antonio Carrasqueira. 

Vinculado à Pró-reitoria de Graduação da USP, o Programa Aprender na Comunidade estimula atividades de extensão que permitam o contato entre estudantes de graduação e a comunidade externa à USP. O foco são ações de ensino e que integrem diversos campos do conhecimento.

Saiba mais sobre os projetos da ECA que receberão apoio financeiro do programa: 

Plantar Bananeira
O projeto Plantar Bananeira é um coletivo que busca fortalecer a cultura, vivência, conhecimento e ocupação de zonas periféricas da cidade de São Paulo. Por meio do encontro de educadores do coletivo com alunos do Centro da Criança e do Adolescente (CCA) Clarisse Ferraz Whey, localizado no Jardim Jaqueline, os alunos desempenham atividades que envolvem diferentes áreas do saber.

 

Alunos participando das atividades do Plantar Bananeira

Imagem: Reprodução/Instagram

Com o intuito de levar essa diversidade de conhecimentos para os educandos, o coletivo é formado por profissionais da ciência e da capoeira. Estes profissionais realizam uma série de atividades, promovendo uma troca entre a Universidade, a capoeira e a comunidade e tendo como meta a geração de um ciclo que crie apresentações culturais, músicas e cortejos que possam atingir ainda mais pessoas.

Com o apoio do edital, o projeto poderá oferecer bolsas, comprar uniformes, instrumentos musicais e outros insumos, além de pagar serviços prestados por terceiros.

Sabiá Laranjeira
O projeto Sabiá Laranjeira tem como objetivo democratizar o acesso à educação musical por meio de apresentações musicais didáticas e oficinas na rede pública de educação básica de São Paulo. Recentemente, o projeto realizou sua primeira Mostra, onde a equipe responsável teve a oportunidade de exibir os trabalhos produzidos ao longo do primeiro semestre de 2020. 

 

Foto de alunos durante uma aula com o Projeto Sabiá LaranjeiraImagem: Divulgação/Sabiá Laranjeira

Além de contribuir com o trabalho de professores da rede pública, o Sabiá Laranjeira também busca trazer para os graduandos a oportunidade de se desenvolverem de forma artística e humana, por meio do contato com os diversos contextos sociais que as escolas representam.

Com o apoio do Edital, o grupo pretende oferecer bolsas para alunos de pedagogia e comunicação, para que eles possam produzir materiais didáticos que serão utilizados nas atividades do projeto.