Mesmo com quarentena, Projeto Sabiá Laranjeira dá continuidade às ações em conjunto com escolas públicas

Outros projetos de extensão da Universidade podem se unir à iniciativa

 

Idealizado por alunos de licenciatura do Departamento de Música (CMU), o Projeto Sabiá Laranjeira é voltado para a educação musical nas escolas. Através de oficinas, concertos didáticos e confecção de material pedagógico, os produtores e músicos realizam ações em instituições públicas de ensino. Mas a pandemia de covid-19 impôs um novo desafio para o projeto. Com aulas e outras atividades presenciais suspensas, o Sabiá Laranjeira agora busca manter o contato com as escolas e continuar oferecendo conteúdos de educação musical. 

Algumas instituições estão fazendo uso das plataformas virtuais para se comunicar com os alunos e famílias que têm acesso à internet. Para manter a parceria com essas escolas, o projeto teve que repensar as formas como os conteúdos são oferecidos. "Como o Sabiá Laranjeira está impossibilitado de visitar essas instituições de ensino, passamos a utilizar nossas redes sociais para dar dicas culturais, ligadas à educação musical, e a criar conteúdos próprios, procurando construir formas de interação didáticas virtuais", explica o produtor Fábio Ferreira. 

A maioria das escolas tem usufruído do material preparado pelos educadores. Um exemplo foi a republicação da reportagem sobre o Sabiá Laranjeira no blog da EMEF Brasil-Japão. Também já foi divulgado um vídeo do concerto didático promovido pelo grupo Mais de Três, que é acompanhado por um PDF com material pedagógico.

Esse tipo de atividade remota está programada para atender as escolas até o final de junho. Em paralelo, o Sabiá Laranjeira publica uma curadoria cultural de conteúdos em suas redes sociais. Para acompanhar, sigas os perfis do projeto no Facebook e Instagram.

 

 

Convite a outros projetos de extensão 

Agora, o projeto busca outras iniciativas dentro da Universidade que desejam participar da ação em prol das escolas públicas parceiras. "Poderemos funcionar também como ponte e estabelecer diálogo entre os diversos departamentos da universidade e as escolas públicas", comenta Ferreira. 

Tem um projeto de extensão e deseja participar da ação? Envie um e-mail para o Sabiá Laranjeira.