Revista Significação: programas disponíveis no YouTube

Ultimo programa da revista aborda os desafios da produção acadêmica na área de Audiovisual

 

A Revista Significação - Revista de Cultura Audiovisual chega aos seus 46 anos com extensa divulgação acadêmica e também com um canal no YouTube, que apresenta entrevistas com especialistas sobre temas relacionados à cultura e a comunicação. 

No décimo sexto programa, Eduardo Morettin, professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) e também editor da revista, comenta o desenvolvimento da publicação ao longo dos anos e analisa suas perspectivas e desafios. 

Segundo o docente, Significação começou como uma publicação voltada ao estudo da semiótica. Ao longo do tempo, a revista passou a ter um enfoque direcionado ao mundo audiovisual e também às outras formas de expressão, incluindo linguagens como o teatro, sempre trabalhando o contexto histórico e estético. Ele também conta que a publicação já foi gerida pelo Cinusp Paulo Emílio, que faz parte da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU). 

 

O professor Eduardo Morettin é o entrevistado no último programa da Revista Significação, disponível no YouTube. Foto: reprodução/Youtube. 

 

A revista possui muito impacto no meio acadêmico e em índices de métricas, mas, para Morettin, esse tipo de publicação ainda carece de engajamento: “mesmo considerando fatores de impacto, como Google Escola, índices ligados à Academia.edu, entre outros, acho que ainda lemos poucos artigos de revistas. Esse hábito ainda não está muito entranhado em nossa pesquisa. A maioria dos índices de citações ainda são de livros”. 

Para assistir ao programa na íntegra, acesse o canal da Revista Significação no YouTube. Lá também estão disponíveis outros episódios com entrevistas sobre cultura e audiovisual.

Você também pode conferir todas as edições de Significação no Portal de Revistas da USP