Revista Significação publica novo vídeo no youtube

Já está disponível o novo vídeo da Revista Significação no youtube com presença de Ismail Xavier, docente do Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes (CTR) e do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA).

Na entrevista, ele aborda a relação que os “espectadores de cinema” tem com a ficção, pontuando as diferenças entre os conceitos de opacidade e transparência, este último, é abordado em um de seus livros mais conhecido, “O discurso cinematográfico — A opacidade e a transparência” (1977).

Sobre a posição do espectador, Xavier diz que “na verdade você (espectador de cinema) está seguindo as providências tomadas pelo cineasta para fazer você mergulhar. Você está seguindo a montagem, as posições de câmera, o comportamento dos atores e a maneira em como a luz e o som são construídos, tudo isso é construção”. O espectador tem a noção de que está sentado numa sala de cinema, no entanto, “se entrega aquela experiência ficcional”, conclui.

O canal da Revista no youtube é resultado do projeto coordenado pelos professores e editores responsáveis pela revista, Irene de Araújo Machado e Eduardo Morettin, realizado por jornalistas e mestres do PPMPA  da ECA-USP com o auxílio de bolsistas do Programa Unificado de Bolsas da universidade.