Rumos da comunicação e tendências do digital são temas da nova coletânea do grupo COM+

Organizado pela professora Elizabeth Saad, livro aborda impactos da digitalização nas atividades de informação, comunicação e mídia

 

O grupo de pesquisa COM+ acaba de lançar a obra Caminhos da Comunicação: tendências e reflexões sobre o digital. Organizada pela coordenadora do grupo, a professora Elizabeth Saad Corrêa, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) a coletânea traduz as atuais discussões e atividades de pesquisa e extensão do COM+, criado em 2006. O conteúdo abrange as transformações ocorridas por conta da digitalização generalizada da sociedade e, em especial, seus impactos nas atividades de informação, comunicação e mídia. O tripé temático da publicação compreende textos que versam sobre os seguintes temas: A pesquisa na sociedade digitalizada; A comunicação nas organizações na era dos dados e O cenário de um jornalismo em transformação.

“Esperamos que o conteúdo aqui reunido possa ilustrar parte de um panorama que tem por eixo comum as diferentes expressões de comunicação e sociabilidade dos meios digitais. Queremos trazer uma visão mais ampla, sistêmica e transversal da pesquisa acadêmica do campo que atua, ao mesmo tempo, como uma ponte de reflexão diante dos fenômenos impermanentes da sociedade digitalizada e da práxis comunicacional contemporânea”, afirma Saad.

Dentre os artigos do livro, merece destaque um texto de autoria da professora Daniela Osvald Ramos, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), intitulado "A fragmentação da esfera pública e sua mediação pelo algoritmo: discurso de ódio, violência da positividade e novas literacias". Já o prefácio é do professor Marcelo Coutinho, da Fundação Getúlio Vargas, que reforça que “não basta vivermos em tempos interessantes, é preciso explicá-los”. Com diferentes campos do conhecimento – como as Ciências Sociais, a Filosofia, as Ciências da Informação, a Arquitetura e Urbanismo  – passando a integrar o espectro epistemológico das atividades do pesquisador de comunicação, o livro reafirma a importância de um olhar transversal para o campo, considerando o papel basilar do digital hoje, tão necessário quanto a vigilância epistemológica e o rigor com os métodos de pesquisa.

Para adquirir o livro, clique aqui

 

Capa livro Caminhos da Comunicação