Trabalhos orientados por professor do CRP são selecionados entre os melhores no "EDP University Challenge"

 

Seis dos quinze grupos escolhidos entre os melhores projetos do concurso universitário EDP University Challenge são compostos por alunos da disciplina Design de Publicidade, oferecida pela ECA no curso de Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU).

Ministrada pelo professor Hugo Fortes, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), a disciplina tem por objetivo apresentar um panorama da atividade publicitária aos alunos de Design. No decorrer da disciplina, após um embasamento teórico, os alunos devem desenvolver campanhas publicitárias em grupo, praticando o aprendido em aula.

Cada um dos projetos é acompanhado individualmente pelo professor e, com seu auxílio, os alunos definem quais mídias serão utilizadas na campanha, de acordo com um planejamento de comunicação que se baseia nas necessidades de comunicação da empresa ou produto anunciado. São desenvolvidos layouts de peças gráficas e digitais, storyboards para vídeos, estratégias para eventos, marketing viral e outras mídias.

Segundo o professor Hugo, os temas das campanhas variam a cada ano e, em 2011, foi a primeira vez em que o assunto de energias sustentáveis tematizou o trabalho, adequando-se ao briefing da EDP. Entre as soluções, havia campanhas de imagem institucional, campanhas educacionais sobre a economia de energia, campanhas de divulgação de novas formas de energia, até mesmo a criação de eventos culturais e esportivos.

O concurso é promovido pela empresa portuguesa de Energia EDP e visa promover o desenvolvimento de trabalhos nas áreas de comunicação, marketing e estratégia voltados para a área de energia. As equipes foram convidadas para a cerimônia de premiação, a ocorrer no dia 23 de março, na sede da empresa em São Paulo. Entre os outros concorrentes aos prêmios estão alunos de design, comunicação, administração e marketing de todo o país.