cje

Centro de estudos CELACC lança canal no Youtube

O Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC), em conjunto com o Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) lançou no Youtube o canal Farofa Crítica

Projeto da ECA sobre alfabetização midiática é aprovado em edital de empreendedorismo social

Entender a mídia deixou de ser um conhecimento facultativo. Mas ainda é um privilégio de poucos.

Evento do CJE fala sobre emoções políticas e democracia

16/05/2019 10:00
16/05/2019 12:30

No dia 16 de maio, o Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) recebe o professor Filipe Campello, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para palestra sobre as relações entre político e privado no contexto brasileiro, tema analisado sob a perspectiva das emoções políticas. Além disso, o convidado irá refletir sobre como isso afeta o espaço público e a democracia. 

As contribuições da professora Jerusa Ferreira para a ECA

No último domingo (21), a professora aposentada do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), Jerusa Pires Ferreira, faleceu vítima de câncer, aos 81 anos. Também professora na PUC-SP, começou sua carreira acadêmica na Bahia, onde nasceu. Em 1980, concluiu o doutorado em Ciências Sociais na USP, especializando-se em Sociologia da Literatura.

Professor do CJE lança livro sobre o Brasil na Copa de 2018

No dia 4 de maio, o professor do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), Luciano Maluly, em parceria com o pesquisador da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Rafael Venancio, lançará o livro Brasil na Copa 2018 – Jornalismo, Futebol e o Hexa que não veio.

CJE recebe secretário de comunicação do STF em palestra sobre fake news

22/04/2019 19:00
22/04/2019 22:00

Os Limites da Liberdade de Imprensa na Era Digital e a Produção de Fake News é a temática que será abordada por Márcio Aith, atual secretário de comunicação do Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 22 de abril, segunda-feira, às 19h, no Auditório Freitas Nobre, no Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE).

Com-Arte lança "Rastros", livro de fotos e haikais

Rastros é novo livro editado pela Editora Com-Arte, a editora-laboratório dos alunos de Editoração da ECA. Escrito pelo professor Atílio Avancini, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), e seu primo e amigo de infância, Sérgio Avancine, a obra é composta por 54 fotografias e poemas no estilo haikai. O lançamento aconteceu no dia 10 de abril, na Livraria da Vila.

Livros, documentários, sites e multimídia: TCCs em jornalismo possuem ampla variedade de formatos

Neste segundo semestre de 2018, 37 alunos de jornalismo defenderam seus trabalhos de conclusão de curso (TCCs). Foram 20 livros (entre livros-reportagens e livros), sete monografias, cinco documentários, dois sites, um especial de áudio com um site, um plano editorial e um manual.

CJE elege nova chefia de Departamento

O Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da ECA elegeu o professor André Chaves de Melo Silva como novo chefe de Departamento. O vice-chefe será o professor Dennis de Oliveira. A consulta de chapa única contou com a participação de docentes, alunos e funcionários do CJE e a posse do novo diretor acontece no próximo dia 8 de dezembro. O cargo tem duração de dois anos.

ECA promove homenagem ao professor José Marques de Melo

Nesta semana, a ECA realizou uma homenagem ao professor José Marques de Melo na presença da família do pesquisador, em sessão solene da Congregação. Marques de Melo faleceu dia no 20 de junho deste ano.