filmes

Filmes brasileiros mostram que a maternidade pode ser vivida de diferentes formas

Três longas foram analisados em pesquisa de mestrado do PPGMPA sobre a representação das mães no cinema do Brasil

 

Nova mostra do Cinusp aborda os 30 anos da Web

Entre os dias 21 e 27 de outubro a mostra traz ao público filmes de ficção e documentários que exploram a influência da internet na vida das pessoas

 

Guerra: uma seleção de filmes

Coletivo Chá de Fita realiza evento sobre audiovisual e política

01/04/2019 19:00
03/04/2019 21:00

Entre os dias 1 e 3 de abril o Coletivo Chá de Fita realiza uma mostra que tem como objetivo gerar uma discussão sobre o papel político do audiovisual entendido como uma proposição de reflexão ou transformação da realidade. O tema desta primeira mostra é "audiovisual e política em debate".

Violência

Filmes e livros de uma mesma narrativa possuem fãs de personalidades distintas

Quando você lê e assiste suas histórias preferidas que te fazem fugir da realidade e te imergem no mundo delas, este fenômeno pode ser chamado de transportation. Mas, como qualquer fã, talvez minutos de imersão não sejam suficientes e você queira viver, mesmo na sua realidade, esse universo. Foi esse o tema abordado na dissertação de mestrado de Ramon Queiroz Marlet.

Cinema brasileiro e argentino se assemelham na ascensão do temor em seus filmes

Quando se fala em Brasil e Argentina, um clima de rivalidade pode surgir, principalmente quando o assunto é futebol, paixão comum entre essas nações. Mas transcendendo os campos, Fernanda Sales Rocha Santos notou algo semelhante entre essas duas culturas: a tendência de filmes guiados pelo amedrontamento. E foi assim que ela escolheu o tema de sua dissertação de mestrado, intitulada Atmosferas do medo: filmes brasileiros e argentinos do início do século XXI.

Política: uma seleção de filmes

Futebol em cena

Funcionário do CTR ajuda alunos a modelar com resina

Gabriel Barreto é um dos funcionários do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR). Ele é cenotécnico do CTR há dez anos. “Auxilio os alunos a montar os cenários dos filmes deles, na criação e na montagem”, explica.