direitos humanos

"Diversidade em ciência" debate o roubo de sombra, depressão e suicídio de indígenas na Amazônia

02/02/2019 14:00
02/02/2019 15:00

Renan Albuquerque Rodrigues, professor adjunto do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) é o próximo convidado do programa Diversidade em Ciência, da Rádio USP. Ele conversa com o professor Ricardo Alexino Ferreira, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), sobre culturas indígenas e os impactos psicossociais sofridos por esses povos em decorrência do racismo.

"Diversidade em Ciência" discute as personagens femininas na literatura

19/01/2019 14:00
19/01/2019 15:00
No Diversidade em Ciência do próximo dia 19 de janeiro, às 14h, o professor Ricardo Alexino Ferreira, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), entrevista a escritora e professora Bernadette Lyra. Graduada em Letras e doutora em Cinema pela ECA, Bernadette Lyra tem pós-doutorado pela Université René Descartes/ Sorbonne (Paris V). Atualmente, é professora titular do mestrado em Comunicação Audiovisual da Universidade Anhembi-Morumbi. 

José Gregori fala sobre Direitos Humanos no Diversidade em Ciência

10/11/2018 14:00
10/11/2018 15:00

No próximo programa do Diversidade em Ciência, que vai ao ar no dia 10 de novembro, às 14h, o professor Ricardo Alexino Ferreira entrevista José Gregori, presidente da Comissão de Direitos Humanos da USP. O entrevistado vai falar sobre direitos humanos e as influências nos âmbitos do ensino, pesquisa, extensão universitária e gestão na USP.

Racismo estrutural no Brasil é tema do próximo 'Diversidade em Ciência'

08/09/2018 14:00
08/09/2018 15:00

Dia 8 de setembro, às 14h, vai ao ar a entrevista do professor Ricardo Alexino Ferreira, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), com Ísis Aparecida Conceição, doutora em Direito do Estado pela Faculdade de Direito (FD) da USP, sobre o racismo estrutural no Brasil e direitos humanos. 

Comissão de Direitos Humanos

                                                
 

Congresso da SBPJor discute direitos humanos e jornalismo na ECA

Entre os dias 6 e 10 de novembro, a ECA sediou a 15º edição do congresso anual da Associação Brasileira de Pesquisadores de Jornalismo (SBPJor), bem como o VII Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJor) e o I Colóquio Brasil-Índia. O evento, já consolidado como “o maior encontro de pesquisa específica em jornalismo”, conforme afirma Cláudia Lago, docente do Departamento de Comunicações e

Entrevista: Cláudia Lago discute atuação das Comissões de Direitos Humanos

De acordo com um levantamento realizado pelo Escritório USP Mulheres, existem atualmente 33 comissões, núcleos e ouvidorias na Universidade de São Paulo voltados para a análise e o encaminhamento de denúncias relacionadas aos direitos humanos.

USP divulga edital para projetos em direitos fundamentais e políticas públicas

A USP, em conjunto com a Fundação de Apoio a Universidade de São Paulo (FUSP) e o banco Santander, abre inscrições para o 3º Edital Santander / USP / FUSP de Direitos Fundamentais e Políticas Públicas com o objetivo de apoiar financeiramente projetos de cultura e extensão universitária no âmbito dos direitos fundamentais e políticas públicas. As inscrições devem ser entregues na Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária – na

Em entrevista ao ‘Diversidade em Ciência’, diretor da ECA fala sobre cultura e direitos humanos

07/08/2017 13:00
07/08/2017 14:00

No Diversidade em Ciência que vai ao ar na próxima segunda-feira, dia 7, às 13h, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Eduardo Monteiro, diretor da ECA. Durante a entrevista, Monteiro irá falar sobre o trabalho da Comissão de Direitos Humanos da Escola e ainda sobre a relação entre a diversidade e o ensino e pesquisa na instituição.

CJE recebe o debate "Comunicação em tempos de golpe"

25/05/2017 18:00
25/05/2017 22:00

O Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) e o Centro Acadêmico Lupe Cotrim (CALC), em parceria com a União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP) organizam nesta quinta-feira, dia 25, às 18h, no auditório Freitas Nobre, o debate Comunicação em tempos de golpe: o julgamento do assassinato de Vladimir Herzog e a cobertura de Direitos Humanos na imprensa.